Em tempos de intolerância nas redes sociais, não bastam apenas boas intenções. A Renault Brasil sentiu isso na pele ao colocar na mídia sua nova campanha publicitária. Intitulada Viajar Quebra Preconceitos, a peça publicitária foi retirada do ar justamente porque as pessoas entenderam ao contrário do que estava sendo proposto e nas redes sociais protestaram contra o que chamaram de xenofobia, principalmente contra os nordestinos.
Criados para a internet, os vídeos mostravam situações consideradas esteriotipadas que geralmente são atribuídas a algumas regiões do país, como: nordestinos são preguiçosos, baianos são lentos e cariocas são malandros. O objetivo da campanha, segundo explicou a Renault, era quebrar preconceitos e mostrar que não podemos julgar pessoas sem conhecer. A recepção do público foi inversa, no entanto.
Nordestinos, por exemplo, chamaram a campanha de preconceituosa e xenófoba. Respeitem o Nordeste brasileiro, aqui é terra de gente trabalhadora e honesta. Ridículo esse comercial da Renault, protestou Iure Santos, em perfil da Renault nas redes sociais.
Na propaganda que faz menção ao Nordeste e ao nordestino, a peça mostra um turista no meio da rua simulando uma transmissão ao vivo pelo seu perfil em rede social. Confira a mensagem da peça: “E aí galera, já estou aqui de férias, sossegado, lugar lindo. Mas eu vim às 10 da manhã tomar um café e tá tudo fechado. Comércio tá todo fechado… A gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar né…”, diz, até que se depara com um comentário e cai em si: “É domingo? Ah, é domingo, pode crê”. O vídeo é encerrado com o slogan e imagens de carros na estrada.
A coisa começa mais ou menos assim: alguém aparece com uma proposta do Cliente na agência de propaganda, fechado o valor começa-se a produção/desenvolvimento da peça publicitária. O que não dá prá entender é que a ideia, que normalmente, é apresentada ao anunciante dono da marca que vai ser envolvido, afinal será ele o pagador do trabalho, passa por ele o crivo do aprove-se. Como não se surpreender com estas falhas, a não ser que seja de propósito para impactar, chocar e repercutir, muitas vezes isso não dá certo!, afirmou Clawirton Torres Pinto. Wagner Lima, jornalista, comentou: sobre a propaganda da #Renault afirmando que nordestino não gosta de trabalhar… fiquei com uma dúvida: publicitário do Sudeste que faz peça publicitária sem pesquisar, caga na teoria e na prática é trabalhador preguiçoso, cínico ou xenófobo?
A Renault explicou, em nota, a campanha: A campanha Renografias III, desenvolvida para as mídias sociais da Renault, teve como objetivo quebrar todo tipo de preconceito, questionando rótulos injustamente colocados em habitantes de determinados Estados ou regiões do país. Em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas com o material, por terem entendido a campanha em sentido contrário ao originalmente proposto, a Renault retirou do ar os vídeos ainda no domingo (27), menos de 24 horas após eles terem sido veiculados. A empresa reitera seu total respeito e admiração não apenas pelos cidadãos do Nordeste, mas por todos os brasileiros e pelo Brasil, país onde orgulhosamente produz desde 1998″.
Linaldo Guedes