A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai conceder a Medalha de Mérito Jurídico Tarcisio de Miranda Burity e o titulo de cidadão paraibano ao advogado criminalista Técio Lins e Silva, na próxima sexta-feira (17), a partir das 9 horas, no Plenário da Casa. As proposituras são do deputado licenciado Tovar Correia Lima (PSDB).
Técio Lins já é cidadão pessoense e tem uma larga história de defesa aos direitos humanos e individuais. Como presidente do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB, a mais antiga entidade representativa dos advogados, determinou a instalação da Coordenadoria Regional Institucional do IAB, com abrangência nos nove estados do nordeste, cuja sede foi instalada na Paraíba, sob a coordenação do advogado paraibano Carlos Pessoa de Aquino.
Não podemos esquecer que o advogado Técio defendeu presos políticos, entre eles o agitador e produtor cultural paraibano Rodrigo Farias nos autos do processo que respondia perante o regime militar. Nos anos 1960, ele lutou contra a ditadura militar, pela qual foi preso e barbaramente torturado, destacou Tovar, lembrando que o advogado foi Conselheiro do CNJ.
Técio Lins e Silva é bacharel em Direito formado pela Faculdade Nacional de Direito da antiga Universidade do Brasil (UFRJ), na de 1968 e encontra-se inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – RJ sob o número 16.165, desde 1969. Atua na seara criminal no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e em Brasília, tendo realizado curso de Mestrado em Direito Penal e de Doutorado em Direito Político, na Faculdade de Direito da UFRJ.
O advogado é membro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), em Paris; Federação Interamericana de Advogados (FIA), em Washington; e a União Internacional de Advogados (UIA), em Paris.
Foi membro de diversas entidades ligadas à advocacia, aos direitos humanos e individuais, a exemplo da Presidência do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, membro do Conselho Diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA, membro do Conselho de Defesa dos Direitos da pessoa Humana (CDDPH), dentre outras.
Assessoria