Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont assistiram à sessão ordinária desta quarta-feira (11) e conheceram as dependências da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Eles ainda participaram de palestras organizadas pela Escola Legislativa sobre divisão dos poderes, funcionamento da Casa, funções do vereador e sobre as sessões e votações.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Escola na Câmara’, que consiste em visitas orientadas de estudantes de escolas públicas e privadas às dependências da CMJP, em que os alunos do ensino fundamental e ensino médio terão a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, o papel do vereador e ter a experiência in loco de uma sessão ordinária.
O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres), padrinho do projeto, deu as boas vindas e destacou a importância da iniciativa na formação dos alunos enquanto cidadãos. Tive a oportunidade de estar na presidência interina da Casa no lançamento desse projeto, que é de grande importância. Ele se traduz numa aula prática dentro do Poder Legislativo, de grande contribuição para a formação cívica dos alunos, explicou.
O assessor da Escola Legislativa, Kaleo Mariz Rodrigues Silva, explicou aos alunos, de maneira bem didática, sobre a divisão dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário em suas esferas. Rômulo Santana, também assessor da Escola Legislativa, explicou a composição e funções da Câmara, além do processo de formação das leis.
O presidente da Escola Legislativa, Paulo de Sá Barreto, também palestrou e explicando sobre as formas de participação da sociedade no Poder Legislativo. A visita dos estudantes foi muito proveitosa. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras e a sessão ordinária atentamente, declarou.
Para o diretor da Escola Santos Dumont, os estudantes tiveram uma oportunidade valiosa de conhecimento. Hoje os alunos têm noção da beleza que é a Casa Legislativa. É fundamental que eles tenham esse conhecimento para conseguir absorver o assunto dado em sala de aula, além de saber o que solicitar dos vereadores para tentar solucionar os problemas das comunidades em que vivem, ressaltou.
Visitaram a Câmara os alunos do nono ano do ensino fundamental do colégio. Estefany Henrique do Nascimento, 14 anos, destacou que a aula em campo facilitou o aprendizado. Está sendo muito legal e interessante. É importante que a gente possa participar de perto, assim aprendemos mais, afirmou.
Já Moisés Rondinelli Silva, 14 anos, ressaltou que a visita proporcionou uma visão mais precisa do trabalho dos parlamentares. Tivemos a oportunidade de ter uma concepção melhor dos trabalhos realizados pelos vereadores. É gratificante se interessar pelo processo eleitoral em outros momentos e não só na hora de votar, lembrou.
Clarisse Oliveira