O arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson, congratulou-se com o padre Aldemiro Sena dos Santos, 53 anos, nomeado pelo Vaticano novo bispo da diocese de Guarabira, no brejo. A função encontrava-se vaga há mais de um ano, quando o último bispo, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, foi transferido para a diocese de Nazaré da Mata, em Pernambuco. No último ano, a jurisdição católica de Guarabira ficou sob a responsabilidade do administrador José Nicodemus.
Dom Delson, na manifestação com que saúda o novo bispo, refere-se à expectativa em torno do trabalho que ele vai desenvolver e que, na sua opinião, será frutuoso e cheio das bênçãos de Deus. A nomeação foi publicada ontem, dia consagrado a São Francisco de Assis, o que levou dom Delson a externar confiança de que o novo bispo seja instrumento “da paz do Senhor na nossa Província”. Falando, por telefone, a uma emissora de rádio de Guarabira, o futuro bispo informou ter conhecido a Paraíba há 25 anos em um retiro espiritual no Santuário da Santa Fé, em Solânea.
– Recebi esta notícia maravilhosa de poder contribuir com o reino de Deus nesta diocese de Guarabira. Então, com muita alegria, quero manifestar minha gratidão a Deus por tudo aquilo que ele está fazendo por nossas vidas. Estou muito feliz e esse momento representa exatamente aquilo que está no salmo 100, versículo 2: “Servi ao Senhor com alegria”. Essa deve ser minha missão em Guarabira e estou muito contente em poder tudo aquilo que experimentamos no reino de Deus” – expressou o padre Aldemiro.
Natural de Ibirataia, Bahia, ele é formado em Filosofia e teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus, tendo sido ordenado sacerdote em 1992 na Catedral de São Sebastião, na cidade baiana. Entre os anos de 1993 e 1996 exerceu o posto de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávi, em Ilhéus. De 2013 a 2014, padre Aldemiro foi presidente dos Presbíteros do Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Desde 2015 exerce a provisão de pároco da paróquia São Jorge e Catedral de São Sebastião em Ilhéus. A ordenação está prevista para o dia 17 de dezembro e a posse para o dia 2 de fevereiro, data consagrada à padroeira de Guarabira, Nossa Senhora da Luz. Um dos bispos atuantes na história de Guarabira foi dom Marcelo Pinto Carvalheira, que exerceu também a função de bispo-auxiliar da Arquidiocese da Paraíba e, por último, foi Arcebispo Metropolitano, tendo falecido recentemente no Recife, quando detinha o título de arcebispo emérito da Paraíba.
Nonato Guedes