Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) convoca a população de Bayeux, na Grande João Pessoa, a participar da audiência pública que será promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente para discutir o saneamento básico no município. O evento vai acontecer nesta sexta-feira (23), às 8h, no auditório do Fórum de Justiça da cidade. Conforme apurou o MPPB, todo o esgoto produzido em Bayeux é lançado sem nenhum tipo de tratamento no mar. Além de comprometer a saúde da população, o problema gera grande impacto ambiental.
Foram convidados a participar da audiência representantes da Câmara Municipal de Vereadores, das associações de bairro de Bayeux e representantes da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura.
A 5ª Promotoria de Justiça de Bayeux acompanha a implantação do esgotamento sanitário de Bayeux através do procedimento administrativo nº 013.2017.000016. Segundo a promotora Fabiana Lobo, em agosto de ano passado, foi realizada uma audiência em que a Cagepa, responsável por executar essas obras, falou sobre o assunto. Uma das informações repassadas foi que até abril deste ano, seria concluída a construção do interceptor que vai garantir a coleta e o tratamento de esgoto nos bairros Centro, Sesi e São Bento.
Posteriormente, a companhia comunicou que a previsão para a conclusão da obra foi ampliada para junho. No entanto, em visita realizada este mês pela Secretaria de Infraestrutura Municipal a pedido da promotoria, foi constatada a paralisação das obras do interceptor. Por conta disso, foi designada a audiência pública.
Fonte: MPPB