A presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, seccional da Paraíba, Adriana Rodrigues, informou que está tudo pronto para a realização de sabatinas com os candidatos a prefeito de Cabedelo na eleição suplementar determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral para o dia 17 de março. A sabatina entre os candidatos José Eudes (PTB, Eneide Régis (PSD), Vítor Hugo (PRB) e Marcos Patrício (PSOL) está prevista para amanhã, das 9h às 13h, no Cabedelo Clube. A eleição suplementar decorre do impasse administrativo ocasionado na cidade portuária com a prisão, afastamento e renúncia do ex-prefeito Wellington (Leto) Vianna, acusado de integrar um esquema criminoso de que participavam, também, vereadores e funcionários públicos.
O esquema de corrupção na prefeitura e Câmara Municipal de Cabedelo foi desbaratado através da Operação Xeque-Mate, desencadeada em conjunto pelo Ministério Público do Estado e pela Polícia Federal. Os integrantes da Comissão Eleitoral designada para coordenar a realização do pleito suplementar reuniram-se para fechar os detalhes da sabatina que irá acontecer. Foram definidas, na ocasião, as perguntas que serão levadas para sorteio entre os candidatos, bem como o termo preliminar de compromisso a ser firmado com os postulantes ao executivo municipal. O evento será aberto ao público.
A realização de eleição suplementar em Cabedelo causou controvérsia entre partidos políticos, motivando representações e contestações do Partido dos Trabalhadores. A Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB ressalta que as sabatinas objetivam proporcionar um momento para que não só a advocacia paraibana mas a sociedade conheça um pouco da plataforma e intenções dos candidatos que estão na disputa pelo comando da prefeitura de Cabedelo. A campanha eleitoral em andamento, nos termos das normas fixadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, vem se desenrolando sem incidentes em Cabedelo até agora.