Cinco paraibanos estão entre políticos mais influentes em Brasília

Cinco paraibanos estão entre políticos mais influentes em Brasília

Deputados federais e senadores paraibanos comemoraram sua inclusão na mais nova lista dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, elaborada pelo Diap, o Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar, conhecido pela sua credibilidade e pela criteriosidade nas escolhas e avaliações de atuações nas duas Casas do Legislativo. Na mais nova lista, que repercute nos meios políticos do Estado, figuram cinco paraibanos entre os Cabeças do Congresso 2019: os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM) e Wellington Roberto (PL), além dos senadores Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e Daniella Ribeiro, do PP.

Os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB) e Gervásio Maia, do PSB, aparecem na lista do Diap como “parlamentares em ascensão”. Pedro foi reeleito na disputa de 2018 enquanto Gervásio conquistou o primeiro mandato na Câmara Federal depois de ter atuado em legislaturas da Assembleia da Paraíba, inclusive, exercendo a presidência do Poder. Ao comentar a menção que lhe foi feita no levantamento do Diap, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro frisou: “Para mim é motivo de orgulho figurar entre tantos colegas que realizam um ótimo trabalho, mas ressalto que estou apenas cumprindo o meu papel e buscando honrar a confiança que a Paraíba depositou em mim”.

Todos os anos, o Diap divulga a lista dos Cem Mais Influentes do Congresso, os chamados “cabeças”, e uma outra lista com cinquenta nomes em ascensão. O levantamento é dado a público após análise de desempenho, reputação, capacidade de negociação e de liderança, ouvindo-se, para tanto, parlamentares, cientistas políticos e analistas da área. O deputado Aguinaldo Ribeiro, que é o líder da maioria na Câmara Federal, figura pelo quinto ano consecutivo na relação dos influentes. Pedro Cunha Lima, que já foi destaque em outras oportunidades, recomeça do ponto dos que estão em ascensão na atual legislatura. A hegemonia de Campina Grande no ranking é destacada por jornalistas paraibanos. São originários da cidade ou a adotaram como terra natal cinco dos sete nomes que constam das duas listas: Daniella e Aguinaldo Ribeiro, Wellington Roberto, Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital do Rêgo.

Nonato Guedes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *