Líder da bancada do Progressistas no Senado, a paraibana Daniella Ribeiro acrescentou mais um título ao seu currículo, ontem, ao ser eleita para integrar a Comissão Diretora do Grupo Brasileiro da União Interparlamentar (UIP), organismo internacional que reúne os Parlamentos de 178 países, com o objetivo de mediar conflitos internacionais através de uma ação parlamentar integrada no mundo. Primeira senadora da história da Paraíba, Daniella será responsável pela tesouraria da UIP enquanto o deputado Átila Lins foi eleito presidente do grupo em substituição ao senador Ciro Nogueira, que exerceu o cargo no biênio 2017-2018. O segundo vice é o deputado Cláudio Cajado ee a secretaria da Comissão Diretora é ocupada pelo deputado federal paraibano Hugo Motta, do PRB.
A presidência do Grupo Brasileiro segue o princípio da alternância entre a Câmara e o Senado a cada dois anos. A senadora Daniella Ribeiro expressou, ontem, através de sua assessoria, que se sente lisonjeada com a escolha do seu nome e que está disposta a contribuir proativamente com as ações que são da alçada da UIP. A entidade foi fundada em 1889 pelo inglês William Randal Cremer ee pelo francês Frédéric Passy. Eles eram defensores dos valores pacifistas e idealistas da época. Por isso, criaram uma organização onde os conflitos sejam equacionados por intermédio de uma arbitragem internacional. A UIP atua preferencialmente nas áreas da democracia representativa, paz e segurança internacionais, desenvolvimento sustentável, direito humanitário, igualdade de gênero, comércio internacional e educação, ciência e cultura.
Por outro lado, os deputados federais Efraim Filho (DEM) e Julian Lemos (PSL) recepcionam hoje em João Pessoa a ministra da Agricultura Tereza Cristina, uma das três titulares de ministérios ocupados pelo DEM no governo do presidente Jair Bolsonaro. A agenda prevê para amanhã uma visita técnica a fim de conhecer de perto a tecnologia do sistema de irrigação por gotejamento da Usina Japungu, em Santa Rita, que utiliza expertise israelense e que se tornou uma das mais modernas do mundo nesse tipo de sistema. No domingo, a ministra viaja para Cabaceiras, no semi-árido nordestino, para conhecer alternativas de arranjo produtivo local como a caprinocultura e seus derivados para consumo e comércio. As bancadas federal e estadual paraibanas foram convidadas para acompanhar a visita da ministra, assim como o governador João Azevedo, do PSB.