O Ministério Bless Mundi promove no próximo dia 29, sexta-feira, a partir das 19 horas, o I Fórum Paraibano Cristão sobre o Suicídio, encontro para discussão do suicídio sob um viés cristão, dentro das programações do Setembro Amarelo. O local do evento é a Avenida São Paulo, 1552, Bairro dos Estados.
O encontro vai reunir psicólogas e ministros cristãos que enfrentam cotidianamente o problema da depressão, angústia e sofrimento psíquico entre cristãos e não-cristãos. Para Renata Ferreira, presidente do Ministério Bless Mundi, uma reflexão equilibrada sobre o assunto é fundamental para a saúde da Igreja contemporânea. Por se tratar de algo extremamente delicado e que causa sofrimentos e traumas terríveis, o tema geralmente não é discutido com o equilíbrio necessário. Tendemos, como cristãos, a não encarar esta realidade. Mas como pessoas envolvidas com a missão de salvar vidas nesta Terra, não podemos evitar. A Igreja precisa amparar as pessoas que estão sofrendo com pensamentos de autodestruição, reflete Renata.
Além da presidente do Ministério, o Fórum vai contar com a participação da psicóloga clínica e psicanalista Cilene Alencar. Cilene tem larga experiência no campo do Aconselhamento Cristão e encara o encontro como uma primeira etapa para a reflexão e preparo futuro dos ministros. Normalmente se atribui o suicídio ou 100% às causas espirituais, ou exclusivamente às desordens psicológicas e sociais. Mas o ser humano é um todo. Um ego fragilizado é terreno para pensamentos suicidas. O desamparo espiritual também. É preciso analisar com prudência, propõe Cilene.
Após as reflexões, o debate será aberto para as perguntas dos participantes. As inscrições custam 10 reais e podem ser realizadas na Sede do Ministério Bless Mundi. Os interessados podem reservar a entrada mediante pré-inscrição via Whatsapp, nos números divulgados pela organização do evento. O Fórum inclui, ainda, coffee break para os participantes. As vagas são limitadas.