Governadores aprovam pauta conjunta e querem audiência com Bolsonaro

Governadores aprovam pauta conjunta e querem audiência com Bolsonaro

Reunidos hoje em Brasília, governadores eleitos e reeleitos do Nordeste aprovaram uma pauta conjunta a ser negociada com o presidente eleito Jair Bolsonaro.

Eles pedem uma audiência com Bolsonaro para tratar dos seguintes pontos: a retomada urgente de obras federais no Nordeste; a celebração de um Pacto nacional pela Segurança Pública; a viabilização de fontes financeiras para reequilíbrio do pacto federativo; o desbloqueio das operações de créditos dos Estados; debate acerca da prorrogação e ampliação da participação financeira da União no FUNDEB; e preocupação com o vazio assistencial que pode se produzir nos municípios com a diminuição do contingente de profissionais do programa Mais Médicos.

O governador eleito da Paraíba, João Azevêdo, participou do encontro.

Na primeira etapa do encontro, o Fórum de Governadores do Nordeste se reuniu com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para debater propostas em tramitação no Congresso.

Ao sair do encontro, Eunício disse que foram debatidas três propostas: a partilha da cessão onerosa com estados e municípios, a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a securitização das dívidas. O projeto da cessão onerosa, que autoriza a Petrobras a vender para a iniciativa privada sua parte na exploração do pré-sal, está na pauta do Senado.

Já a possibilidade de União, estados e municípios venderem seus créditos, a chamada securitização, está na Câmara.

Da Redação com a Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *