Na carta de desfiliação do MDB, o deputado federal Hugo Motta e o deputado estadual Nabor Wanderley agradeceram ao senador José Maranhão, presidente da sigla no Estado, as atenções recebidas enquanto estiveram na agremiação mas justificaram a necessidade de buscar novos caminhos em outra legenda, admitindo a eclosão de divergências nos últimos tempos, tornadas insanáveis. Prestes a se filiar ao PRB, que pode vir a ser comandado por Hugo Motta, os parlamentares destacaram o quanto se sentiram orgulhosos com a história construída ao lado de homens e mulheresdignos, compromissados com o desenvolvimento do Brasil e da Paraíba.
O MDB da Paraíba foi o partido mais afetado com as defecções no bojo da janela partidária que, por lei, favoreceu migrações. Na carta encaminhada a Maranhão, Hugo e Nabor afirmam terem insistido muito na busca de uma ampla discussão antes da tomada de uma difícil decisão para que o povo não perca a sua representatividade. E acrescentaram: Foi a busca pela igualdade na disputa que nos levou a tal desfecho, sem deixar máculas ou desrespeito aos seus membros. Os deputados afirmaram ainda que reconhecem a vasta folha de serviços prestados pelo MDB, com marcos importantes em todos os recantos da Paraíba. Também asseguraram uma convivência pacífica e uma convergência na busca do desenvolvimento do Estado.
– Somos gratos pelas oportunidades que surgiram, pelos caminhos que trilhamos. Acreditamos ter feito o melhor para honrar a confiança dos paraibanos disseram. As negociações para que Hugo Motta comande o PRB já estavam adiantadas com a direção nacional e a direção estadual, por meio do deputado Jutay Meneses, que cederia o comando ao recém-filiado. O MDB já teve 18 deputados estaduais, sete federais. Hoje, está restrito ao senador Maranhão e aos deputados estaduais Raniery Paulino e Ricardo Marcelo. Além de Motta e Nabor, o partido perdeu o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, o senador Raimundo Lira, os deputados federais Veneziano Vital e André Amaral. Perdeu, também, o título de partido mais importante da Paraíba.
Nonato Guedes