Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa passa a contar a partir de agora com uma programação permanente de ocupação cultural do Centro Histórico. Anunciado nesta terça-feira (24) pelo prefeito Luciano Cartaxo, o programa AnimaCentro garante a ampliação e manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar ainda mais vida a um conjunto de espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde o município nasceu. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizando, unindo revitalização e dando sentido à ocupação do área central da Capital.
O AnimaCentro já vem sendo realizado há cerca de um mês de forma experimental e agora se consolida como um programa estabelecido em seis polos distintos: o Parque da Lagoa, a Praça da Independência, o Hotel Globo, a Casa da Pólvora e o Centro Cultural Pavilhão do Chá, além do Casarão 34, com o fortalecimento de atividades já permanentes como o Sabadinho Bom. Nesses seis pontos, nos últimos 30 dias, foram realizadas mais de 60 atividades culturais, a exemplo de concertos, apresentações de teatro, de dança e de circo, lançamentos de livro, recitais e exposições.
De acordo com o prefeito, Luciano Cartaxo, em 2013, a Prefeitura iniciou uma série de intervenções para recuperar o Centro Histórico e agora, ele se tornou um grande complexo para as artes e a cultura, valorizando os artistas da terra. São espaços públicos que estiveram abandonados nas últimas décadas como a Galeria Augusto dos Anjos, a Praça da Pedra, a Praça 1817, a Praça João Pessoa e a Escadaria Malagrida. Além disso, estão com obras avançadas a construção do Novo Conventinho, que receberá a Biblioteca do Futuro, e a Vila Sanhauá, os casarões históricos que serão transformados em residências.
Com planejamento e muito trabalho, estamos promovendo mais do que um resgate histórico. Trata-se de um verdadeiro reencontro das pessoas com a história da nossa cidade, dando vida a uma área que ficou por muitos anos esquecida, ressaltou Luciano Cartaxo. Queremos dar ainda mais vida ao Centro Histórico implantando as primeiras residências nos antigos casarões e abrindo ainda mais espaços para a arte e a cultura, como o Novo Conventinho, fortalecendo o título que acabamos de receber da Unesco de Cidade Criativa, acrescenta.
Festival Durante os próximos quinze dias, as ações do AnimaCentro irão ocorrer de forma integrada ao Festival Internacional de Música Clássica, que reúne 30 atrações com reconhecimento dentro e fora do Brasil. Apenas no AnimaCentro, serão mais de 100 novas apresentações, em áreas como o teatro, circo, dança, música e cinema. Essas atividades vão além do Festival, com uma programação permanente que veio para ficar. Seja ao longo de todo o mês de novembro, dezembro, seguindo durante todo o ano de 2018, afirmou o presidente da Fundação de Cultura, Maurício Burity.
Fonte: PMJP