O deputado federal Luiz Couto, do Partido dos Trabalhadores, confirmou que está discutindo com as bases políticas na Paraíba a hipótese de lançar-se candidato ao Senado nas eleições do próximo ano. As discussões são feitas em caráter informal e aproveitando a realização de eventos como plenárias municipais da agremiação. “O que eu posso assegurar, de concreto, é que seguirei prontamente a orientação emanada do partido”, frisou Luiz Couto, que tem se destacado na atuação na Câmara pela defesa dos Direitos Humanos e pelo debate de problemas sociais de interesse do país, focando as reivindicações da Paraíba e do Nordeste.
Luiz Couto, baseado em levantamento feito sobre tendências eleitorais, afirma que 60% das suas bases defendem uma candidatura ao Senado enquanto 4r0% preferem que ele continue exercendo o mandato na Câmara. “Seja qual for a decisão, não fugirei ao enfrentamento dos desafios que forem colocados”, assinala Luiz Couto. O parlamentar tem tecido críticas cada vez mais contundentes ao que chama de governo ilegítimo do presidente Michel Temer e enfatiza que o país está perdeno tempo no que diz respeito aos avanços e a conquistas sociais devido à inação da gestão atual.
Para ele, o governo do presidente Michel Temer tem apenas uma obsessão: a de se manter no cargo, contornando as denúncias instauradas contra o mandatário pela Procuradoria Geral da República, com base em episódios que comprometeriam a idoneidade do chefe do Executivo. Couto, por outro lado, disse não ter dúvidas da virtual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto em 2018, apesar das restrições judiciais contra ele e da condenação imposta pelo juiz Sérgio Moro. De acordo com Luiz Couto, o ex-presidente Lula conseguirá reverter as denúncias e consolidar a postulação para voltar ao Planalto.
Críticas de Estelizabel – Por outro lado, a deputada estadual Estelizabel Bezerra (PSB) criticou a atuação de pretensos candidatos a governador que demonstram estar fazendo campanha aberta mas fora de época, contrariando a legislação vigente e estabelecendo uma desigualdade em relação a postulantes de outras agremiações que não adotam o mesmo procedimento. Ela afirmou que em relação ao PSB, está posta, informalmente, para discussão, a alternativa de lançamento da candidatura do secretário João Azevedo, da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos.
Independente de nomes, a deputada advertiu que o PSB aposta nos projetos realizados pela legenda, que atualmente comanda o Executivo estadual. As articulações propriamente ditas para as eleições só serão levadas a cabo em 2018, de conformidade com o prognóstico da deputada Estelizabel Bezerra. “O período eleitoral se apresentará como uma oportunidade relevante para se saber qual o destino que a Paraíba quer tomar. Vamos lutar com afinco para que a Paraíba não tenha retrocesso, depois dos avanços implementados na gestão atual do governador Ricardo Coutinho”, expressou a deputada. Ela concluiu observando que o PSB fará um debate absolutamente transparente com a população em torno dos projetos colocados em execução e de outras demandas que precisam ser equacionadas com prioridade.
Nonato Guedes