Paraíba já ultrapassa os quatro milhões de habitantes

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados informando que a Paraíba ultrapassou os quatro milhões de habitantes e que a população cresceu 0,65% em um ano. O aumento populacional em 2017 foi de 1,23%, taxa que ficou acima da média nacional, que cresceu 0,77%. Considerando o percentual de crescimento, o município de Cabedelo lidera as estatísticas da estimativa, enquanto o município de Campina Grande foi o quinto com maior densidade populacional no Estado. Na avaliação da gerente de Estimativas e Projeção de População do IBGE, Izabel Marri, o volume de pessoas detectado denuncia a forte migração dos moradores das pequenas para as grandes cidades.

Em depoimento ao “Correio da Paraíba”, a especialista do IBGE explicou que é uma tendência no Brasil a migração dos municípios menores economicamente para os maiores, sobretudo do interior para a Capital. Além disso, a taxa de fecundidade no Norte e Nordeste é apontado como outro fator influenciador do crescimento populacional e é mais alta do que nas demais regiões. A migração e a fecundidade são as duas forças que determinam o crescimento populacional. Nas dez maiores cidades paraibanas foram registradas elevações na estimativa de habitantes. No trajeto inverso, as principais quedas populacionais registradas pelo IBGE foram verificadas em municípios do sertão.

Izabel Marri reforça que os resultados do cálculo das estimativas mostram a reorganização da população dentro do terrritório. “Há uma tendência de deslocamento das pessoas que moram em pequenos municípios para cidades maiores em busca de melhores condições de vida e melhor acesso à educação e ao emprego”, diagnosticou. A projeção geral do IBGE é de que dentro de 26 anos a população brasileira vai atingir seu limite (228,4 milhões) e a partir daí, nos anos seguintes, passará a decrescer.

Nonato Guedes

1 Comentário

  1. […] A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai dar início, neste mês de setembro, ao recadastramento dos servidores da Casa Napoleão Laureano. O objetivo é atualizar os dados cadastrais dos servidores pertencentes ao Legislativo municipal, bem como mapear o número de funcionários em cada um dos setores. LEIA MAIS […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *