Programa CBN Campina é transmitido ao vivo da UEPB

Programa CBN Campina é transmitido ao vivo da UEPB

Pela primeira vez, o programa CBN Campina foi apresentado ao vivo, fora dos estúdios da emissora. E o cenário desta iniciativa foi a Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó. O programa apresentado pela jornalista Waléria Assunção, das 8h às 10h, foi totalmente dedicado a apresentar alguns dos mais importantes projetos e pesquisas da Instituição, com forte impacto social.

A iniciativa foi fruto de uma parceria já existente entre a Universidade e a Rede Paraíba de Comunicação, que viabilizou a realização do “CBN Universidade”, programa que vai ao ar todos os sábados das 9h às 10h. A âncora do programa, a jornalista Carol Santos, também participou da apresentação desta edição especial do CBN Campina. A transmissão movimentou a Central de Integração Acadêmica, e foi acompanhada pelo reitor Rangel Junior; pelo coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena; pelo chefe de Reportagem da TV Paraíba, jornalista Carlos Siqueira; além de professores, estudantes e técnicos administrativos da UEPB.

O reitor Rangel Junior também foi entrevistado no programa e destacou a importância da iniciativa, que aproxima ainda mais a CBN da comunidade universitária. “É uma alegria a CBN sair dos seus estúdios para fazer um trabalho desse, ao vivo, na UEPB. Considero extremamente importante que a gente possa fazer um trabalho como esse, porque o trabalho da Universidade não é só ensinar. Ensinar é apenas uma parte de todo um amplo trabalho que é realizado pela Instituição”, frisou Rangel.

Ele ressaltou que a Universidade educa por meio da pesquisa, do ensino, da cultura e dos trabalhos de extensão, aparecendo, dentro desse pilar, a transferência de conhecimento de modo geral. Rangel disse ainda que a iniciativa da CBN gera um ganho enorme para a população que recebe um conjunto de informações de processos educativos e conteúdos que a Universidade produz em benefício da sociedade. Como outra vertente, ele citou a possibilidade dos estudantes de jornalismo conhecerem na prática como acontece a produção e apresentação de um programa jornalístico.

Coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena enfatizou que a apresentação ao vivo do programa favoreceu a aproximação da emissora com a Universidade, com a divulgação de projetos relevantes desenvolvidos por professores e estudantes em todas as áreas do conhecimento e que beneficiam diretamente a população. “A Universidade é muito mais do que sala de aula. É, principalmente, produzir conhecimentos, saberes e ações de extensão que chegam a todos os paraibanos”, frisou. Para os futuros jornalistas, a iniciativa, segundo Hipólito, foi fantástica, pois permite aos estudantes conhecerem na prática como funciona os bastidores de um programa ao vivo.

Já o jornalista Carlos Siqueira classificou como um momento ímpar a apresentação do CBN Campina na UEPB. Segundo ele, o programa, com apenas nove meses de existência, tem a marca e a qualidade da emissora. Siqueira ressaltou que objetivo da CBN, ao sair dos estúdios para a Universidade, foi mostrar a academia como é feita a dinâmica do programa e oportunizar que a comunidade e o público ouvinte conheçam projetos universitários que têm ressonância na sociedade. “Esse é um momento muito importante para a Rede Paraíba de Comunicação e também para a UEPB, porque a gente firma a parceria para o âmbito universitário”, disse.

Também foram entrevistados nessa edição especial do programa a professora Silvana Santas, que falou sobre estudos na área de genética; a professora Weruska Brasileiro, que destacou as ações da estação de tratamento de águas da Instituição; a professora Eliane Nóbrega, que falou sobre ações na área de Fisioterapia voltadas para bebês com transtornos de desenvolvimento; e o professor Luciano Nascimento, do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB, que falou sobre a oferta de serviços jurídicos para a população de baixa renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *