Um encontro, ontem, na Granja Santana, entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), tendo como assunto principal a questão da violência na Paraíba, adicionou à pauta discussões políticas, abrindo caminho para que a parlamentar seja a segunda pré-candidata ao Senado na chapa do PSB, encabeçada pelo ex-secretário João Azevedo. Antes do encontro, que reuniu os secretários Cláudio Lima (Segurança), Waldson Souza (Planejamento) e o coronel Euler Chaves, comandante da Polícia Militar, Ricardo afirmou que Daniella tem perfil para representar a Paraíba no Senado, além de ser uma mulher com capacidade para desempenhar papel diferenciado na conjuntura política atual.
A audiência para trato do tema da Segurança Pública fora requerida no início do ano, diante da onda de ataques a bancos, assaltos contra pessoas e atuação da denominada gang da marcha à ré, intimidando comerciantes de Campina Grande. Estiveram presentes, também, representantes de diversos segmentos da economia e do setor produtivo local e, na oportunidade, foram avaliadas estratégias para um combate mais efetivo à criminalidade. Em paralelo, chamou a atenção a questão política-eleitoral. Ricardo, embora dizendo preferir que outras pessoas ou partidos se manifestem, teorizou que o xadrez ao Senado tem passado muito pela região de Campina Grande e vários nomes estão na pauta de discussões dentro do esquema aliado ou liderado por ele. Os entendimentos (com Daniella) podem evoluir, comentou o governador.
O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, do PSB, disse que tanto o PP, partido a que Daniella pertence, como outras legendas que se afinem com o projeto socialista de poder no Estado serão bem acolhidas ao arco de alianças que tentará eleger o ex-secretário João Azevedo. Falando a uma emissora de rádio, Maia salientou que o requisito de defesa do projeto socialista serve, também, para a deputada Daniella Ribeiro. Gervásio se disse animado com as perspectivas de vitória na disputa por uma vaga à Câmara Federal, salientando que a força do PSB e do projeto administrativo executado pelo governo Ricardo Coutinho tem sido fundamental para alavancar a sua postulação. A fórmula para obter espaços passa pela conversa com lideranças populares e pela continuidade das propostas de defesa do interesse público, resumiu.
O parlamentar confirmou para amanhã, às 17h, a inauguração das novas instalações da sede do Poder Legislativo, denominado Casa de Epitácio Pessoa e que ele considera um marco na história do Parlamento estadual. As obras foram deflagradas em dezembro e consolidam de vez a permanência da Assembleia na Praça dos Três Poderes, atendendo a uma reivindicação de setores preservacionistas para que o Centro Histórico de João Pessoa fosse revitalizado. Além do Plenário, inúmeros outros setores da Assembleia foram beneficiados. A nova Assembleia contempla a acessibilidade para que seja assegurada a presença de pessoas com deficiência. O governador Ricardo Coutinho foi convidado oficialmente para prestigiar as cerimônias.
Nonato Guedes