O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PSB), que no começo de 2019 assumirá o mandato de senador pela Paraíba, ressaltou que irá unir forças com o governador eleito João Azevedo para que seja viabilizado o VLT para Campina Grande. Veneziano lembrou que na sua gestão como prefeito da cidade Rainha da Borborema assegurou recursos da ordem de R$ 26 milhões, mas lamentavelmente não houve tempo para execução. O parlamentar acredita que a nova conjuntura política-institucional do país facilitará o encaminhamento de demandas desse porte.
Veneziano Vital foi prefeito de Campina Grande por duas vezes consecutivas e relata que implementou obras de longo alcance e carreou investimentos que continuam dando frutos com vistas a fortalecer o desenvolvimento local. Ele frisou já ter conversado com João Azevedo a respeito de prioridades que deverão ser encampadas pela futura administração, sem prejuízo de sequenciamento das que foram deflagradas na gestão de Ricardo Coutinho. Há um pensamento positivo e idealista da parte de João no sentido de impulsionar a continuidade dos instrumentos que possibilitem expandir o progresso do Estado, assinalou.
Veneziano disse que tem aproveitado a fase de transição atual, que implica em mudança de legislatura e, no seu caso, em mudança de mandato, saindo da Câmara Federal para o Senado, para obter subsídios junto a lideranças políticas municipais e comunitárias acerca de pleitos que precisam ter deslanche mais acelerado. De acordo com ele, há pendências encalhadas em Brasília, junto a ministérios e escalões intermediários do governo federal e que constituem pendências relevantes, por cuja liberação se empenhará em conjunto com outros representantes da Paraíba.
A expectativa do deputado federal socialista é de que haja, em 2019, a construção de um entendimento mais sólido entre os líderes paraibanos que compõem as bancadas na Câmara e no Senado, com vistas a ações conjuntas que resultem em benefícios para a população paraibana. Lembrou que bancadas de vários Estados, inclusive de Estados do Nordeste, estão promovendo discussões preliminares em torno das pautas que farão deslanchar a partir de Brasília. Esse espírito público é fundamental numa hora de muitas incertezas mas, também, de otimismo com relação ao futuro do país, finalizou Veneziano.
Nonato Guedes