O atual prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), é o líder de intenções de voto na corrida pelo comando do poder municipal nas eleições do começo de outubro. Uma pesquisa da empresa ‘6Sigma Pesquisa e Consultoria Estatística Ltda’, contratada pelo Sistema Correio de Comunicação e divulgada hoje aponta que Romero, que é apoiado pelo senador licenciado Cássio Cunha Lima, seria reeleito em primero turno com 44,5% dos votos. Os números percentuais referem-se ao quesito “estimulado”. Candidato do PMDB, o deputado federal e ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo ficaria em segundo lugar com 20,4%, seguido do candidato do PSB, o deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativaa, com 5,5% e pelo empresário Artur ‘Bolinha’, do PPS, com 4,8%.
Romero, que tem parentesco com Cássio, trocou o vice-prefeito atual Ronaldo Cunha Lima Filho (Ronaldinho) pelo nome do ex-prefeito e ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, com isto atraindo o reforço do Partido Progressista, que conta com o deputado federal e ex-ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro e a deputada estadual Danielle Ribeiro, que foi candidata a prefeita em 2012. Segundo a ‘6Sigma’, o candidato David Lobão, do Psol, ficaria em quarto lugar, com 1,2%, seguido por Walter Brito Neto, do PEN, com 0,8. Os votos brancos e nulos totalizariam 9,3%, O percentual de indecisos é expressivo – cerca de 21,2%.
O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 11 deste mês com um universo de 1.100 eleitores, residentes em 45 bairros e outras localidades da segunda cidade mais importante do Estado. Campina Grande constitui-se no segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, com 247.006 eleitoes. Veneziano Vital, que governou a cidade por duas vezes, ensaiou candidatura ao governo do Estado em 2014 mas acabou desistindo, sendo a vaga ocupada pelo irmão, Vital do Rêgo, então senador e atual ministro do TCU. Veneziano lançou-se candidato a deputado federal, posto que era ocupado pela mãe, Nilda Gondim, e logrou obter expressiva votação, mas tem atuação pouco divulgada naquela Casa. O consultor da 6Sigma, Pedro Cézar Coelho, em declarações ao Correio da Paraíba, advertiu para a grande massa de indecisos nos dois principais colégios eleitorais paraibanos – João Pessoa e Campina Grande.
A empresa contratada pelo Sistema Correio dividiu Campina Grande em quatro regiões para efeito de coleta de dados, feita em sorteios múltiplos aleatórios na rua, em residências e pontos amostrais nos bairros e localidades previamente definidos. Também ouviu eleitores dos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista. No quesito espontâneo, o candidato Romero Rodrigues desponta com 41,5% das intenções de votos, enquanto o adversário mais próximo, Veneziano Vital do Rêgo, tem apenas 17,1% dos sufrágios.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 deste mês com 1.100 eleitores em 45 bairros e localidades de Campina Grande. Foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 04092/2016. A margem de erro, segundo a 6 Sigma, é de 2,95% e o nível de confiança é de 95%.
Por NONATO GUEDES