O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou na sessão desta quinta-feira (15) o pedido de tropas federais para garantir a segurança no primeiro turno das eleições na cidade de Campina Grande.
O pedido foi encaminhado pelas juízas Ana Christina Soares Penazzi (16ª Zona Eleitoral), Ana Amélia Andrade (17ª Zona Eleitoral), Érica Tatiana Soares (71ª Zona Eleitoral) e Adriana Barreto Lóssio (72ª Zona Eleitoral).
O processo foi relatado pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que destacou ser este o primeiro caso de pedido de tropas federais analisado pelo TRE para as eleições municipais de 2016.
No seu voto, ela disse que sentiu da parte das próprias juízas de Campina Grande uma certa apreensão com o clima reinante nas eleições no município. “As juízas eleitorais salientaram que a presença ostensiva do Exército no período eleitoral tem se revelado de suma importância para a prevenção dos crimes eleitorais e para o reforço da segurança do pleito”, afirmou.
De acordo com a magistrada, o governador Ricardo Coutinho, ao ser ouvido sobre o pedido, informou não ter nenhuma objeção. Para ele, a vinda das tropas federais vai se somar ao esforço previsto no planejamento elaborado e encaminhado ao tribunal pela secretaria de Segurança do Estado.
O pedido agora será encaminhado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quem compete decidir sobre a questão.
Por Lenilson Guedes