Cumprindo o que havia prometido, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que há uma semana submeteu-se a cirurgia, já está nos palanques e começa a marcar presença na reta final da campanha para prefeito. Ontem, em Campina Grande, o parlamentar – ora licenciado do mandato – acompanhou o contato do prefeito Romero Rodrigues, candidato à reeleição, com eleitores, em manifestações públicas. O final de semana foi reservado por Cássio para maratona de comícios e visitas em cidades do interior, em diferentes regiões do Estado. Na segunda-feira, ele estará em João Pessoa, no palanque do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), que disputa a reeleição.
Tanto na Capital como na Rainha da Borborema, Cunha Lima está enfileirado com postulantes que têm chances de vitoriar já no primeiro turno, de acordo com pesquisas realizadas pela empresa ‘6Sigma’, contratada pelo Sistema Correio de Comunicação. Romero leva vantagem sobre concorrentes como o peemedebista Veneziano Vital do Rêgo, que foi prefeito de Campina Grande por duas vezes e o deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, que concorre pelo PSB com o apoio direto do governador Ricardo Coutinho. O vice de Romero é o ex-prefeito e ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, presidente do Partido Progressista no Estado, que substitui a Ronaldo Cunha Lima Filho (Ronaldinho), atual companheiro de chapa de Rorigues. A inclusão de Enivaldo foi articulada por Cássio como estratégia para reforçar o esquema, atraindo o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e a deputada estadual Danielle Ribeiro, filhos de Enivaldo.
Em João Pessoa, apesar do ostensivamento engajamento do governador Ricardo Coutinho e de lideranças de partidos satélites do PSB na campanha da professora Cida Ramos, ela está em segundo lugar, a uma razoável distância do favorito, Luciano Cartaxo, que tem o apoio de Cássio e do PMDB, sendo seu vice o deputado federal Manoel Júnior. Luciano evita adotar postura triunfalista em relação aos adversários (concorrem ainda Charliton Machado, pelo PT, e Victor Hugo Nascimento, pelo Psol), mas se mostra otimista com as perspectivas de recondução nas urnas. Argumenta que as pesquisas sinalizando sua vantagem traduzem uma realidade que sente nas manifestações de rua. “O que percebo é que o eleitorado, em suas parcelas influentes, tem assimilado a nossa mensagem do que foi feito e do que pretendemos continuar executando na Capital paraibana’, expressou o prefeito-candidato do PSD.
Tanto a candidata Cida Ramos – que tem como vice o deputado federal Wilson Santiago Filho, do PTB, como o governador Ricardo Coutinho, procuram descaracterizar o desempenho administrativo de Luciano Cartaxo em intervenções no Guia Eleitoral ou nos debates para os quais a candidata é convidada. Ricardo tem assinalado que só merece ser reeleito pelo voto popular quem tiver correspondido à expectativa da população no primeiro mandato, o que não estaria aconecendo, a seu ver, com Luciano Cartaxo. Já a candidata Cida Ramos, contando com assessoramento de técnicos e especialistas, aprofunda debates sobre carências de infraestrutura em João Pessoa e acena com investimentos em massa na hipótese de ascender à prefeitura municipal. Com a licença requerida por Cássio Cunha Lima, a sua cadeira no Senado está sendo ocupada pelo suplente José Gonzaga Sobrinho (Deca do Atacadão), que, inclusive, tem percorrido ministérios e órgãos públicos estratégicos em Brasília para encaminhar demandas de municípios localizados no Sertão paraibano, onde ele tem raíz.
Por NONATO GUEDES