O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou pedido de tropas federais para os municípios de Piancó, Emas, Catingueira e Olho D´água. O pedido foi encaminhado ao TRE pela juíza da 32 ª Zona Eleitoral, Vanessa Moura Pereira, argumentando um histórico de animosidade entre eleitores verificado em pleitos anteriores.
A magistrada informou que recebeu vários relatos de agressões, uso de artefatos explosivos para atingir móveis de candidatos, depredações e suspensão do fornecimento de energia elétrica possivelmente proposital. Junto ao pedido, ela anexou uma certidão do chefe do cartório da 32ª dando conta de uma latente animosidade entre partidários locais na defesa de seus candidatos. Alega também que o efetivo da Polícia Militar disponível para a localidade não dá conta dos conflitos e dos incidentes ocorridos no pleito deste ano.
O pedido foi analisado na sessão desta segunda-feira (19) pelo plenário do TRE. Por maioria, a Corte acompanhou o voto do relator do processo, juiz Antônio Carneiro. Segundo ele, o pedido se baseou apenas no histórico de acirramento entre os eleitores. “Nada mais acrescentou que pudesse servir de fundamento para a pretendida requisição”, afirmou o magistrado.
Na semana passada o TRE aprovou pedido de tropas federais para a cidade de Campina Grande, que ainda será apreciado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.