O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), candidato à reeleição, garantiu que se for vitorioso na eleição – cujo primeiro turno ocorrerá no próximo domingo – cumprirá integralmente o segundo mandato. Com isto, Cartaxo afastou as especulações de que teria um acordo com o candidato a vice, o deputado federal Manoel Júnior, do PMDB, para que este assumisse os dois últimos anos da gestão, enquanto Luciano disputaria o governo do Estado. A versão do gestor foi dada, ontem à noite, durante debate na TV Correio, mediado pela apresentadora Carla Visani e que reuniu, ainda, a candidata Cida Ramos (PSB), apoiada pelo governador Ricardo Coutinho e os candidatos Charliton Machado (PT) e Victor Hugo, do PSOL.
Ex-petista e aliado de Ricardo Coutinho em 2014, Luciano Cartaxo foi o alvo principal da candidata Cida Ramos. O roteiro do debate previa uma série de perguntas entre os postulantes, com direito a réplicas e tréplicas, por ordem de sorteio. A candidata socialista questionou Cartaxo sobre recursos liberados pelo governo federal e que foram devolvidos por falta de planejamento na aplicação em obras e bateu forte no que chamou de retenção de medicamentos em Postos de Saúde da Família. Conforme ela, a prefeitura não estaria distribuindo remédios a pessoas reconhecidamente carentes, de acordo com o que manda a Lei. O prefeito contestou as denúncias e desafiou a concorrente a prová-las. Cida informou que ingressará com ação na Justiça contra a administração atual.
O prefeito qualificou de “mirabolantes” propostas feitas pela candidata socialista. Cartaxo foi alvo de críticas, também, de Charliton Machado e Victor Hugo por alegada desatenção a prioridades de demandas da população pessoense. Criticada por fazer alianças com partidos que votaram contra Dilma Rousseff, Cida Ramos afirmou que as composições entre legendas distintas fazem parte da dinâmica do processo político-eleitoral. Mas asseverou que tem um projeto específico para a capital paraibana em áreas estratégicas, a partir da infraestrutura, passando pela educação e saúde, e que as forças que se aliaram a ela na campanha em curso vão ajudá-la a operacionalizar as metas que tem em vista.
O debate de ontem inaugurou a rodada final de confrontos entre postulantes à prefeitura de João Pessoa em veículos de comunicação – incluindo emissoras de rádio e televisão e portais noticiosos. O último debate será conduzido pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo no Estado, e a coordenação espera que ele seja decisivo para a tomada de posição de parcelas influentes do eleitorado que ainda estariam sem posição firmada para o pleito de dois de outubro.
Por Nonato Guedes