O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou nesta segunda-feira (26) o envio de tropas federais para a cidade de Sousa. O pedido agora será encaminhado para apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o relato dos juízes, nos últimos dias vêm acontecendo atos de violência em Sousa e na região, merecendo destaque a agressão de um candidato em sua residência no nunicípio do Lastro, e arremesso de bomba em casa de militante político, com início de incêndio, disparo de arma de fogo contra coordenador de campanha e de cinco tiros de armas de fogo contra a residência de um dos candidatos a prefeito, todos esses últimos na cidade de Sousa.
O relator do processo no TRE, juiz Emiliano Zapata, destacou em seu voto que o pedido preenche os requisitos previstos na legislação eleitoral, “especificamente, a existência de fatos e circunstâncias concretas de que decorre o receio de perturbação dos trabalhos eleitorais, aptos a justificar o encampamento da referida solicitação por este TRE e seu encaminhamento ao TSE para fins de apreciação”.