Praticamente às vésperas da eleição para prefeito de João Pessoa em primeiro turno, uma pesquisa da “6 Sigma” contratada pelo Sistema Correio de Comunicação e publicada hoje atribui 48,6% de intenções de voto a Luciano Cartaxo (PSD), que concorre à reeleição, contra 21,4% da professora Cida Ramos, candidata do PSB apoiada pelo governador Ricardo Coutinho. O levantamento indica que o pleito tende a se definir no primeiro turno na Capital, no próximo domingo, já que outros dois candidatos não obtiveram crescimento significativo: Charliton Machado, do PT, aparece no quesito estimulado com 2,3% e Victor Hugo, do Psol, com 1,5%. Os votos brancos e nulos totalizariam cerca de 8,7% e os eleitores indecisos chegariam a 13,9%. Outros 3,0% não pretendem votar em nenhum candidato e 0,5% não informou.
A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 06910/2016, foi realizada entre os dias 25 e 27 deste mês em 45 bairros de João Pessoa, entrevistando 1.100 eleitores. A margem de erro é de 2,95 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é estimado em 95%. Embora partidários de Cida Ramos duvidem dos números, revelando que ontem ela promoveu uma grandiosa manifestação ao longo da avenida Epitácio Pessoa e orla marítima, o crescimento de Luciano Cartaxo tem se mantido coerente. Na primeira pesquisa publicada no dia 14 deste mês, Cartaxo tinha 42,9% das intençõe de voto e Cida tinha 23,2%.
Entre a primeira e a segunda pesquisa, Cartaxo subiu 5,7 pontos e Cida caiu 1,8 ponto. O Grupo 6 Sigma identifica-se como genuínamente paraibano e atua no mercado de pesquisas desde 2008. Além disso, presta serviços para o Sebrae nacional e para a Infraero, como explica o consultor de metodologia e estratégia eleitoral da empresa, Pedro Cézar Coelho.
Ele adianta que na campanha de 2012 a “6 Sigma” acertou o resultado das eleições para prefeito de Campina Grande, com percentual de erro estimado em 0,5%. Em 2014, nas eleições para governador, o resultado final previsto nas pesquisas teve um erro ainda menor, da ordem de 0,09%. “Nos últimos anos, nós trabalhamos com os resultados mais significativos de todo o Brasil”, avalia Pedro Cézar em declarações ao jornal Correio da Paraíba. Por este levantamento de agora, a eleição em João Pessoa se decidiria no primeiro turno favorecendo Luciano Cartaxo, que tem como vice o deputado federal Manoel Júnior, do PMDB e conta, ainda, com o apoio do senador Cássio Cunha Lima, do PSDB.
A “6 Sigma” mediu o índice de rejeição dos candidatos apresentados ao eleitor na pesquisa. Cida Ramos é rejeitada por 22,1% dos entrevistados, enquanto Luciano Cartaxo teria apenas 12,3% de rejeição. O segundo mais rejeitado é o professor Charliton Machado, do PT, que coleciona 14,5%, enquanto Victor Hugo, do Psol, tem o menor índice – 9,9%.
Os dirigentes da empresa que realizou a pesquisa informam que o sistema de controle interno foi rigoroso e ocorreu a partir do início da etapa de campo, onde os entrevistadores foram permanentemente fiscalizados pelos coordenadores. A verificação aleatória foi de cerca de 20% dos questionários aplicados “in loco” e também por telefone, conforme explicou o consultor da 6 Sigma, Pedro Cézar Coelho.
Hoje à noite, depois da novela “Velho Chico”, postulantes à prefeitura de João Pessoa participam de um debate na TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo. O mediador do debate será o jornalista Fábio William, que atua em Brasília. Em Campina Grande, a TV Paraíba, também afiliada da Globo, promove debate entre candidatos como Romero Rodrigues (PSDB) e Veneziano Vital do Rego (PMDB), que polarizam a disputa, na qual despontam ainda postulantes como o deputado Adriano Galdino, do PSB e Arthur Bolinha, do PTB.
Nonato Guedes