O deputado José Aldemir Meireles (PP), eleito prefeito de Cajazeiras, revelou em mensagem divulgada para agradecer os votos obtidos que mantém compromisso com a proposta de mudanças na cidade sertaneja e assegurou que as verdadeiras mudanças começarão na sua gestão a partir de janeiro. O parlamentar derrotou a prefeita Denise Albuquerque (PSB), que buscava a reeleição e tinha como principal cabo eleitoral o marido Carlos Antônio, a quem substituiu quando ele foi impugnado no pleito anterior. José Aldemir, comentando a campanha realizada em Cajazeiras, frisou que a sensação é do dever cumprido. “A candidatura não foi fruto de uma decisão pessoal, unilateral, mas oriunda da opinião pública, uma espécie de chamamento da sociedade, a que me fiz presente”, expressou ele.
Natural de Cajazeiras, médico, ex-deputado federal e cumprindo mandato de deputado estadual, José Aldemir ingressou na política assumindo seu primeiro mandato de deputado estadual em 85. Foi primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, presidente da Comissão de Saúde da AL e membro titular da Comissão Permanente de Seguridade Social e Família na Câmara dos Deputados. Casado com a médica Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida, natural de São José de Piranhas, José Aldemir formou-se em Medicina pela UFPB e fez Residência Médica no Hospital das Clínicas de São Paulo na especialidade de cirurgia vascular periférica. Ele foi professor assistente em clínica cirúrgica na Faculdade de Medicina da UFPB e atuou, igualmente, no hospital Samaritano.,
O prefeito eleito de Cajazeiras frisou que é conhecedor profundo das carências da população daquela cidade e que além de procurar atender a essas demandas fará investimentos na área de infraestrutura e em outrros setores como a educação. Ele salientou que espera não ser discriminado pelo governo do Estado no encaminhamento das reivindicações prementes da comunidade cajazeirense, destacando a importância da cidade no contexto geográfico paraibano. O grupo do ex-prefeito Carlos Antônio, alinhado com o governador Ricardo Coutinho, sonhava com a permanência no poder por mais algum tempo, mas a eleição de José Aldemir quebrou essa expectativa e estabeleceu uma nova correlação de forças no município.
Denise Albuquerque foi a primeira mulher eleita à prefeitura de Cajazeiras, uma das mais influentes cdades do extremo oeste da Paraíba, que faz divisa com municípios de Estados vizinhos como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Religioso e confessadamente temperamental, José Aldemir diz que comprou brigas em favor do povo de Cajazeiras e da população sertaneja como um todo junto a diferentes governadores nos últimos anos. “Sempre levei em consideração que na vida pública meu compromisso maior é com a população, até porque a expectativa dela está centrada justamente na atuação dos homens públicos. E tanto como deputado federal e estadual, quanto a partir de janeiro como prefeito, não deixarei de lutar pelas causas maiores e pelo equacionamento de problemas que afligem a nossa cidade”, adiantou.
Araruna: derrota – Na cidade de Araruna, o esquema liderado pelo senador José Maranhão foi derrotado, após vários anos de hegemonia, nas eleições municipais de domingo. O candidato Vital Costa, do PP, que já havia feito várias tentativas no sentido de destronar o poder de mando da família maranhista, saiu vitorioso, derrotando Luiz Azevedo do Nascimento, do PMDB. Além do senador Maranhão, apoiaram o candidato peemedebista o deputado federal Benjamin Maranhão (SD) e a ex-deputada Olenka Maranhão. Na cidade de Santa Luzia, no Vale do Sabugy, o esquema Morais, que exercia hegemonia há bastante tempo, perdeu a prefeitura para o peemedebista José Alexandre de Araújo (Zezé), atual vice-prefeito de Ademir Morais (PSDB). “Zezé”, que teve como vice Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão) logrou derrotar por mil votos o candidato José Jackson dos Santos, que era apoiado tanto pelo atual prefeito como pelo ex-senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM.
Entre os grupos políticos tradicionais derrotados na última eleição projetam-se, ainda, os Gadelha, em Sousa, onde o prefeito André (PMDB) foi derrotado pelo socialista Fábio Tyrone, apoiado pelo governador Ricardo Coutinho, e os Motta, na cidade de Patos, na região das Espinharas, onde o deputado estadual Nabor Wanderley foi derrotado pelo deputado estadual Dinaldo Wanderley Filho (Dinaldinho), do PSDB. A vitória de “Dinaldinho” pôs fim a uma hegemonia de doze anos do grupo formado por Nabor Wanderley, pela prefeita afastada Francisca Motta e pelo deputado federal Hugo Motta.
Nonato Guedes