O governador Ricardo Coutinho admitiu, hoje, que pode permanecer no mandato até o fim, deixando de concorrer a cargo eletivo em 2018. A declaração foi feita em meio ao encontro promovido na Capital com prefeitos eleitos e reeleitos e com outras lideranças políticas socialistas. Ricardo salientou que, ao contrário do que insinuam alguns adversários, ele não age de forma individualista, mas, sim, de forma conjunta, e condicionou a decisão de seu futuro político às lideranças da agremiação. “Caberá a elas dizer se é importante ou não a minha candidatura a algum mandato”, acentuou o chefe do Executivo paraibano.
A respeito de provável nome para concorrer à sua sucessão em 2018, Ricardo (que foi reeleito em 2014) frisou que a escolha passará pelo crivo não só dos socialistas como de outras forças partidárias que estão agregadas ao projeto de poder empalmado por ele. Nas avaliações de Ricardo, o PSB elegeu 54 prefeitos e um razoável número de vice-prefeitos e vereadores, dando uma demonstração viva de que tem capilaridade política no Estado. Ele insistiu em mencionar que o seu governo não se compõe apenas do PSB, mas de outras legendas incorporadas ao que chamou de “renovação e desenvolvimento efetivo do Estado”.
Dois gestores da região do Vale do Piancó aproveitaram o evento de hoje para assinar ficha de filiação no PSB. Causou estranheza a ausência, no encontro, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, que concorreu à prefeitura de Campina Grande pelo Partido Socialista, ficando em terceiro lugar, a uma boa distância de Romero Rodrigues e Veneziano Vital. Rumores que circularam entre algumas fontes davam conta de suposta insatisfação de Galdino por falta de maior apoio à sua pretensão na Rainha da Borborema, o que não foi confirmado pela assessoria dele nem sequer aventado por Ricardo.
Deputados como Hervázio Bezerra, líder do governo, que se filiou há pouco tempo ao PSB, marcaram presença na reunião de hoje, definida como um reencontro pós-eleitoral e cuja pauta foi baseada na formulação de ações estratégicas de resultados no campo administrativo de agora em diante. Ricardo Coutinho expressou a jornalistas que a disputa para prefeito e para cargos proporcionais realizada este ano na Paraíba foi, de certa forma, desigual para postulantes do seu partido, em razão da utilização de máquinas e outros instrumentos de poder em algumas localidades influentes. Anda assim, avaliou que está ocorrendo um processo de maturidade por parte de eleitores que se reflete no comportamento de líderes políticos.
A maturidade, de acordo com o gestor, está na aceitação da realidade e na necessidade de discussão permanente sobre os problemas de interesse público. “Ao contrário do que pensam alguns parlamentares ou dirigentes de partidos, não há mais espaço para a política do tapinha nas costas, para as promessas mirabolantes, para expedientes demagógicos. Quem não estiver atento à nova configuração do processo está perdendo o bonde da história e os espaços de que planejava dispor indefinidamente no cenário político”, verberou o governador Ricardo Coutinho.
Outro ponto que ele deixou claro, de forma enfática, no contato com os jornalistas, foi de que vai perseverar na implementação de políticas públicas para a comunidade paraibana como um todo, sem discriminar municípios por razões de divergência política-partidária. “É preciso enraizar a consciência de que o bem-estar da coletividade é a grande meta a ser buscada, perseguida, porque afinal de contas os administradores foram eleitos dentro dessa premissa e necessitam corresponder às expectativas virtualmente alimentadas, sobretudo nos discursos em palanques”, expressou.
Ricardo Coutinho concluiu revelando que a sua equipe de assessoramento técnico e político vai começar a planejar a realização, até novembro, de um grande encontro com prefeitos eleitos e reeleitos, indistintamente, por diferentes partidos políticos, para a discussão das carências das populações e a perspectiva de incremento de parcerias com o governo do Estado a fim de equacionar as demandas.
Por Nonato Guedes