Presidente do PSD na Paraíba, o deputado federal Rômulo Gouveia reúne a partir do meio dia no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos este ano, juntamente com os gestores reeleitos. Será um momento de celebração pelos resultados conquistados, de acordo com Rômulo, bem como de avaliação do cenário político e discussão de estratégias para fortalecer ainda mais a legenda, que foi a quarta maior em número de eleitos no Estado. Uma das estrelas “capturadas” pelo PSD é o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que se elegeu em primeiro turno com 59,67% dos votos e é cogitado como alternativa para disputar o governo do Estado em 2018, tese sobre a qual Gouveia não se aprofunda.
Luciano Cartaxo foi originalmente eleito pelo PT em 2012 mas se desfiliou do partido quando surgiram denúncias de escândalos envolvendo dirigentes nacionasis da agremiação. Decidiu, então, optar pelo PSD, que Rômulo, ex-tucano, vinha organizando e estruturando no Estado. A convivência tem sido harmoniosa, de acordo com o dirigente estadual, Contabilizando um saldo de 27 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 183 vereadores, o PSD está convicto, por suas principais lideranças, de quwe terá um papel relevante na disputa de 2018. Assim como na Paraíba, ele é o quarto maior partido do país. Além de João Pessoa, a agremiação vai comandar as prefeituras de cidades como Alagoa Grande, Boqueirão, Boaventura, Algodão de Jandaíra, Ingá, Juarez Távora, Piancó, Ouro Velho, Bom Jesus, Mari, Pedra Lavrada, Pitimbu.
Na opinião do deputado Rômulo Gouveia, a vitória de Luciano Cartaxo no primeiro turno em João Pessoa, na batalha da reeleição,. sinalizou os espaços de liderança e prestígio que o gestor conquistou na Capital paraibana, em função dos compromissos assumidos com a cidade e das realizações e investimentos, apesar das dificuldades decorrentes da crise financeira nacional e da falta de parcerias mais consistentes com o governo do Estado. “A parcela expressiva da população pessoense não só deu um voto de reconhecimento ao esforço empreendido pelo prefeito Luciano Cartaxo, como renovou o crédito de confiança, na certeza de que ele manterá fidelidade ao que prometeu na praça pública e nos debates durante a campanha eleitoral”, expressou Rômulo Gouveia.
O dirigente do PSD estadual considera normal a especulação feita em torno de uma provável candidatura de Luciano Cartaxo ao governo em 2018. Lembrou que o prefeito de João Pessoa, diante da condição estratégica do reduto, é nome natural nas equações para disputas majoritárias. Salientou, apenas, que esta é uma questão a ser aprofundada não somente nas discussões internas, mas, também, nos entendimentos com outros partidos que venham a apoiar a segunda gestão de Luciano Cartaxo. “De nossa parte, não faltará empenho, em Brasília, junto a canais competentes, no sentido de que sejam liberados recursos para João Pessoa, cuja administração tem grandes projetos de mobilidade urbana”, salientou Rômulo.
Nonato Guedes