Embora considere auspiciosa uma virtual candidatura do prefeito reeleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, ao governo do Estado em 2018, o deputado federal Rômulo Gouveia, presidente do PSD, avalia que é cedo para o lançamento dessa postulação no cenário político paraibano. De acordo com ele, o prefeito reeleito deverá focar sua prioridade em 2017 na continuidade do trabalho administrativo que o credenciou a mais um mandato na prefeitura da Capital, derrotando esquemas como o do governador Ricardo Coutinho, do PSB.
Rômulo Gouveia presidiu na Capital paraibana o primeiro encontro da cúpula do PSD com prefeitos eleitos e reeleitos na disputa deste ano, com vistas a uma celebração dos resultados mas, ao mesmo tempo, a uma avaliação do panorama e discussão de estratégias para fortalecimento da agremiação na Paraíba. Na opinião do deputado federal, o PSD demonstrou que está em processo de crescimento em redutos estratégicos do Estado e, ao mesmo tempo, conquista confiança para projetar expoentes da legenda a outras funções mais expressivas na estrutura de poder.
O prefeito reeleito Luciano Cartaxo terá todo o apoio da cúpula do PSD no empenho voltado para a liberação de recursos e, mais: para a aplicação em investimentos de vulto em João Pessoa. Rômulo Gouveia lamentou que a administração estadual, por picuinha política, não coloque em prática o dever da parceria administrativa institucional em cidades administradas por adversários políticos. “Essa postura contraria e fere princípios republicanos e demonstra um quê de insensibilidade para com as reivindicações que não são do prefeito, mas do interesse direto da população”, alfinetou o dirigente. Rômulo chamou a atenção para o fato de que podem surgir alterações na legislação eleitoral como decorrência de votações pontuais feitas no Congresso e, nesse caso, os partidos e pretensos candidatos deverão estar atentos para buscar adaptar-se à conjuntura.
Por sua vez, o prefeito Luciano Cartaxo argumentou que a continuidade administrativa é o seu foco principal e que dele não se desviará, ainda que adversários tentem empurrá-lo para outras direções. “Tenho consciência da responsabilidade que está embutida na votação que me atribuiu a recondução à prefeitura de João Pessoa e também guardo a convicção de que só poderei cortejar outros passos políticos se fizer por onde merecer o apoio popular”, expressou. De forma taxativa, Luciano Cartaxo colocou nas mãos da direção e dos integrantes do PSD a definição sobre candidaturas majoritárias em 2018. “São essas instâncias que vão deliberar concretamente a respeito”, opinou o prefeito.
Por Nonato Guedes