São muitos os prefeitos eleitos recentemente na Paraíba que planejam realizar auditorias nas contas públicas herdadas de atuais gestores a partir de janeiro quando forem investidos. Pelo menos dois do Alto Sertão paraibano – o deputado estadual José Aldemir Meireles, eleito em Cajazeiras pelo PP, e o ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, do PSB, que voltou ao cargo, sinalizaram com a perspectiva de investigação mais profunda sobre a realidade orçamentária. Fábio Tyrone derrotou o atual prefeito André Gadelha (PMDB), que concorreu à reeleição, e já avisou que se encontrar dificuldades para ter as informações necessárias sobre a máquina administrativa, não hesitará em acionar a Justiça para ter acesso aos dados de que carece.
Fábio Tyrone se diz “escolado” em termos de herança negativa na administração, lembrando que em 2009 recebeu a prefeitura das mãos do atual gestor – e a máquina “estava em frangalhos”. No retorno à edilidade sousense, Tyrone quer dar prioridade a programas e investimentos na área social e adverte que tem a consciência de que os primeiros dias não serão fáceis. Em termos políticos, propõe-se a colaborar com o governador Ricardo Coutinho no esforço para fortalecer a legenda do PSB com vistas às eleições de 2018. Na cidade do Conde, no Litoral, a prefeita eleita Márcia Lucena, também dos quadros do PSB, conta com a indispensável ajuda do governador Ricardo Coutinho para reverter uma conjuntura que acredita ser caótica.
– Sinceramente, não espero facilidades ao assumir o mandato. Já entrei na batalha em função das dificuldades de que tinha conhecimento. Venho acompanhando passo a passo o desgaste sofrido pelo município e que atinge a população como um todo. Eu espero muito trabalho e vou byscar parceria e foco para poder fazer o que precisa ser feito – advertiu a gestora eleita. Entre as modificações que Márcia Lucena cogita introduzir na sua gestão no Conde está a revogação de duas leis polêmicas que dizem respeito a um pedágio cobrado para vans e ônibus que trafegam pelas praias do Litoral Sul, bem como dispositivos referentes ao recolhimento do lixo. “A forma como tudo isso está organizado ou desorganizado dentro do município precisa ser revista com urgência para que tenhamos um município mais transparente e a serviço da população”, frisou.
Por outro lado, o prefeito reeleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) recebeu em seu gabinete no Centro Administrativo a visita do senador em exercício José Gonzaga Sobrinho (Deca do Atacadão), do PSDB, que colocou o gabinete em Brasília à disposição para o encaminhamento de projetos e outras reivindicações nos escalões federais. O senador em exercício, que está substituindo ao senador licenciado Cássio Cunha Lima, revelou ter sensibilidade diante das dificuldades enfrentadas pelos municípios com o agravamento da crise econômica e financeira nacional. “Julgo, por outro lado, que é dever do parlamentar colaborar no que for possível com os administradores municipais para que eles superem essa quadra de adversidades”, pontuou Deca do Atacadão. O prefeito disse que ficou sensibilizado com o gesto do parlamentar.
Por Nonato Guedes