Escolhido, ontem, pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão administrativa, como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Romero Marcelo está sendo empossado esta manhã como vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE. A sua escolha se deu por unanimidade e Romero integrava a Corte Eleitoral desde a quinta-feira. Caberá a ele a relatoria das ações de investigações eleitorais (Aije) relativas ao pleito de 2014, que ainda estão em tramitação na Corte, bem como as que poderão surgir em decorrência das eleições municipais promovidas este ano. Ele também deverá coordenar a disputa eleitoral de 2018, na condição de presidente.
A escolha do novo membro efetivo do TRE atendeu a uma solicitação da presidente da Corte Eleitoral, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, para que o TJPB tomasse providências no sentido de preencher o cargo vago com a renúncia do desembargador José Aurélio, que se desincompatibilizou para candidatar-se à presidência do Tribunal de Justiça, devendo concorrer com o desembargador Leandro dos Santos. Romero Marcelo não escondeu sua emoção nem as lágrimas ao pronunciar o discurso de agradecimento, ontem. Único a se inscrever para a vaga, ele deixou patente: “Receber o voto de meus pares é algo que deixa qualquer homem emocionado. Não tenho medo de sorrir meu riso e derramar meu pranto’, comentou, parodiando letra de música conhecida do cancioneiro popular brasileiro. Ele salientou, ainda, que pretende atuar, como integrante do TRE, com a mesma dedicação de suas funções judicantes, sendo fiel ao Direito, à Constituição e procurando sempre acertar.
Com a investidura de Romero na condição de membro efetivo da Corte, o TJPB deverá escolher outro desembargador para atuar como membro substituto na vaga que ficará aberta. O novo escolhido irá atuar ao lado do desembargador Fred Coutinho. O TRE-PB é composto por dois desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal e dois advogados, com respectivos suplentes, além do representante do Ministério Público Eleitoral, que é um procurador regional da República na Paraíba e conta igualmente com um substituto. Por outro lado, hoje às 17h, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, o Tribunal de Justiça da Paraíba comemora 125 anos de instalação com uma programação especial que prevê homenagens e lançamento de publicações. O TJPB foi criado através de decreto de 30 de setembro de 1891, na gestão de Venâncio Neiva, mas só foi oficialmente instalado no dia 15 de outubro de 1891. Excepcionalmente, este ano, a comemoração foi marcada para este dia 20.
Por Nonato Guedes