Parlamentares que fazem oposição ao governo Ricardo Coutinho (PSB) protestaram contra declarações da deputada Estelizabel Bezerra e de outros aliados do chefe do Executivo estadual propondo um boicote à vinda do ministro das Cidades, Bruno Araújo, ao nosso Estado, no dia 31 deste mês, para vistoriar obras do Viaduto do Geisel em João Pessoa, que conta com recursos federais e com aporte de recursos do governo do Estado. O deputado federal Pedro Cunha Lima, do PSDB, declarou-se estarrecido com a reação dos socialistas paraibanos. “Não é possível que não haja um mínimo de grandeza política. Estamos falando da vinda de um ministro que vem trazer recursos para um Estado sacrificado, que não está nadando em dinheiro”, pontuou Cunha Lima, indignado.
Na opinião do filho do senador Cássio Cunha Lima, “mai do que tentar fazer uso disso para o debate político, o governo do Estado tem que ter civilidade e respeito com as parcerias federais, como é o caso do viaduto, que conta com recursos da União”. Estelizabel Bezerra alega que é incômoda a visita do ministro por ter atrasado repasses e insinuado desconfianças quanto à aplicação correta dos recursos, daí justificar-se a hostilidade a Bruno Araújo como reação legítima. “O ministro tem todo o direito de transitar em todo o país, assim como qualquer cidadão, mas não tem o direito de levantar suspeitas nem desrespeitar um trabalho que tem sido feito com correção pelo governo da Paraíba”, expressou a deputada.
O deputado Gervásio Maia Filho, também do PSB e futuro presidente da Assembleia, acredita que a visita do ministro terá efeito puramente pirotécnico, sem nenhum benefício maior para a Paraíba. “Era bom que o ministro lembrasse que tem oito milhões de reais prontos para pagamento na gaveta – e não está nem aí para a liberação desses recursos”, vocalizou o parlamentar.
O líder do governo Hervázio Bezerra afirmou que o dinheiro chegou a ser depositado em conta bancária, no entanto, após o impeachment de Dilma Rousseff, o ministro Bruno Araújo teria bloqueado a verba como retaliação ao apoio dado pelo governador Ricardo Coutinho à ex-mandatária. “Eu gostaria que a visita fosse para contribuir e não apenas para tirar proveito de uma obra que está sendo feita em grande parte com recurso estadual’. O deputado Tovar Correia Lima, do PSDB, frisou que Bruno Araújo tem uma atenção especial à Paraíba devido à amizade com o senador Cássio Cunha Lima. “No dia 31 ele vem liberar obras para o viaduto do Geisel, que não tem dono, é do povo de João Pessoa”, concluiu.
Por Nonato Guedes