O deputado Adriano Galdino (PSB), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, já está fazendo planos para deflagração das obras de reforma do prédio do antigo Paraiban na avenida Epitácio Pessoa onde funcionará a nova sede da Casa de Epitácio Pessoa, atualmente localizada na Praça dos Três Poderes. O Tribunal de Contas do Estado questionou o processo de licitação apresentado pela Mesa da Assembleia, mas o dirigente da Casa assegura que toda a documentação solicitada pelo TCE já foi encaminhada. Com a liberação que, segundo acredita, será oficializada, as obras tendem a ser iniciadas nas próximas semanas – contou ele ao jornal Correio da Paraíba.
Adriano Galdino justificou que a transferência de sede da Assembleia Legislativa foi uma exigência formulada pelos próprios parlamentares, que reivindicam mais espaço de acomodação, bem como por parte de servidores que estão na ativa. Lembrou que o prédio atual foi construído na década de 70 e já não comporta, desde algum tempo, os desafios modernos. Salientou, igualmente, que a população será beneficiada porque vai dispor de condições de mobilidade para o contato com parlamentares. Adriano Galdino frisa que a concepção do novo prédio da AL é um dos marcos proveitosos da sua gestão, lembrando que outros administradores se empenharam em viabilizar tal demanda mas, infelizmente, não lograram êxito.
Frisou que não pode ignorar o apoio e a compreensão que recebeu por parte do governo do Estado nas tratativas para a viabilização legal do empreendimento. Ele está confiante no êxito dos ajustes enviados ao TCE. Caberá ao futuro presidente da AL, Gervásio Maia Filho (PSB), conduzir a fase de execução propriamente dita das obras, diante da demora. Gervásio, que foi eleito antecipadamente para o próximo biênio, será investido a partir de fevereiro e Adriano acredita que ele dará continuidade a projetos relevantes e impulsionará outros de que a Assembleia carece.
De sua parte, o atual presidente se diz de consciência tranquila quanto aos resultados da gestão que empreende. O parlamentar se referiu ao seu empenho para que a Assembleia não deixasse de votar matérias de interesse público, refletidas em projetos de lei encaminhados pelo Executivo ou por proposições dos próprios deputados estaduais. Em paralelo, mencionou a realização de sessões especiais que possibilitaram o aprofundamento do debate sobre as necessidades e prioridades da Paraíba. “Procuramos colocar em pauta a chamada Agenda Positiva em benefício do Estado, honrando compromissos assumidos com a opinião pública e procurando corresponder às suas expectativas”, acrescentou. Ele foi candidato a prefeito de Campina Grande pelo PSB, ficando em terceiro lugar, mas reiterou ter enfrentado um rolo compressor de máquinas municipais. “Em todo o caso, foi uma experiência extremamente válida para o meu conhecimento maior da problemática da cidade”, definiu o presidente Adriano Galdino.
Por Nonato Guedes