Os juízes paraibanos terão a oportunidade de escolher os membros para a mesa diretora do Poder Judiciário da Paraíba, referente ao biênio 2017/2018. A consulta será por meio de eleição simulada que a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) realizará no próximo dia 10 de novembro.
A iniciativa tem o intuito de conscientizar a magistratura paraibana da necessidade das Eleições Diretas e da importância da democratização do Judiciário estadual, comenta o juiz Horácio Melo, presidente da AMPB.
A consulta será realizada no dia 10 de novembro, das 10h às 16h, em urnas que estarão disponíveis nos mesmos locais de votação das eleições da AMPB: em João Pessoa (auditório do Ed. Plaza Center, onde se localiza a sede administrativa da AMPB: Avenida João Machado, nº 553) e nas Comarcas de: Guarabira (Fórum Augusto de Almeida); Campina Grande (Fórum Afonso Campos); Patos (Fórum Miguel Sátyro) e Sousa (Fórum José Mariz).
Nas cédulas constarão os nomes, em ordem alfabética, de todos os desembargadores aptos a concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente do TJPB. Todos os juízes do Estado poderão optar em seus candidatos para a mesa diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Com isso, vamos ampliar o debate democrático, considerando que esta é uma luta histórica da categoria: participar do processo decisório de escolha do Presidente do seu Tribunal, explica Horácio Melo. A consulta ainda procura alertar para a importância da aprovação da proposta de Emenda à Constituição 187/2012, que prevê eleições diretas nos tribunais, completa o presidente da AMPB.
O resultado da consulta será entregue ao atual presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, e divulgado entre os associados.