O deputado estadual Frei Anastácio Ribeiro (PT-PB) afirmou que acredita na reabilitação da legenda perante o eleitorado, o que, a seu ver, significaria uma “volta por cima, diante de tanta pancada que o PT vem sofrendo”. O parlamentar explica que em viagens feitas por cidades do interior paraibano e nos contatos mantidos com lideranças vitoriosas e derrotas, constatou que há uma crença na construção de um partido renovado e forte. Ele mesmo está anunciando para o dia 26 de novembro um encontro em João Pessoa com integrantes da sua base, incluindo candidatos às últimas eleições, para discussão da conjuntura política nacional e avaliação do cenário em cada município.
No âmbito das suas bases, conforme informou Anastácio, ele apoiou 61 candidatos a vereador pelo PT e partidos aliados, em 51 municípios paraibanos. Desse total, quinze conseguiram se eleger. Além deles, foi possível ajudar a eleger cinco prefeitos e um vice-prefeito. Esse contingente estará reunido em João Pessoa no evento que terá a senadora Fátima Bezerra, do PT-RN, como palestrante. Anastácio acentua que o PT foi vítima de uma orquestração nunca vista antes na história da política contra um partido. A orquestração, explica, partiu tanto de segmentos da mídia institucionalizada como do rolo compressor de adversários que se juntaram, superando divergências pessoais e locais, para desqualificar o PT e abatê-lo eleitoralmente.
Anastácio concorda que seja feita uma autocrítica por parte de dirigentes de expressão, candidatos vitoriosos e postulantes derrotados do PT nas últimas eleições municipais, acerca de fatores que motivaram o desgaste da legenda. Observou que isto não deve servir de pretexto, porém, para propostas derrotistas e negativistas que acabem por enfraquecer o Partido dos Trabalhadores. “A palavra de ordem deve ser reconstrução, até porque os petistas verdadeiros estão acostumados a desafios e não se deixam deslumbrar pelo poder, tal como ocorre com integrantes de outros partidos”, advertiu.
O parlamentar esteve ultimamente em cidades como Soledade, Junco do Seridó, Santa Luzia, São Mamede, São José de Espinharas, Imaculada, Bonito de Santa Fé, Manaíra, Sousa, Joca Claudino, Poço Dantas, Aparecida, Pedra Lavrada, São Sebastião do Umbuzeiro e Campina Grande. “A disposição é de luta pelo fortalecimento do PT, o que considero extremamente positivo para os desafios que teremos pela frente”, expressou o deputado Frei Anastácio Ribeiro.
Nonato Guedes