O deputado Benjamin Maranhão (SD), coordenador da bancada federal da Paraíba, revelou que há interesse de deputados de diferentes partidos em acompanhar o governador Ricardo Coutinho (PSB) na audiência que este manterá na próxima quarta-feira com o presidente Michel Temer em Brasília. De acordo com Benjamin, os deputados gostariam de reforçar os pleitos que forem encaminhados pelo chefe do Executivo em favor da Paraíba e muitos deles integram a base de sustentação política do governo Temer no Legislativo.
Até agora, oficialmente, está confirmada apenas a presença do senador Raimundo Lira (PMDB) na audiência. Foi Lira quem articulou, por telefone, junto ao presidente Temer, o despacho com o gestor socialista paraibano, que até então vinha suspeitando de discriminação por não ter havido manifestação oficial do Planalto ao pedido de audiência que ele disse ter protocolado. Coutinho chegou a desabafar que não descartava a hipótese de que políticos adversários seus e aliados de Temer estivessem operando para dificultar o encontro, apesar da urgência dos temas em pauta. O senador José Maranhão disse desconhecer qualquer ensaio de “sabotagem” e o senador Cássio Cunha Lima garantiu que a insinuação era balela.
Em meio a mal-entendidos, que geraram a veilculação de uma versão de que o pedido de audiência não havia sido protocolado oficialmente pelo governador ou assessores, o senador Raimundo Lira resolveu entrar no circuito e fez a ponte entre o presidente da República e o gestor paraibano, ficando agendado para o dia 16 próximo o encontro. Ricardo vinha se dizendo preterido pelo fato de ter manifestado solidariedade à ex-presidente Dilma Rousseff, quando do processo de impeachment que a afastou do cargo. Em paralelo, ele externou declarações considerando “ilegítimo” o governo de Michel Temer, que teria se originado de um golpe, com isto endossando a impressão que a própria Dilma tem procurado difundir em círculos internacionais. Ainda recentemente, Dilma cruzou a fronteira e esteve no Uruguai para denunciar o que denomina de “golpe”.
O tema principal da audiência com Temer diz respeito à grave situação financeira do Estado. O governador reclama da queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Estados, bem como protestou contra o rebaixamento da nota da Paraíba no ranking nacional de Estados adimplentes por parte da Secretaria do Tesouro Nacional. Coutinho aventou, igualmente, a possibilidade de tratar com o presidente Michel Temer a destinação de recursos à Paraíba como consequência da repatriação de ativos financeiros que estavam no exterior e que judicialmente foram devolvidos aos cofres públicos brasileiros. De acordo com o governador, há um arco de alternativas de que o governo federal pode lançar mão para socorrer Estados como a Paraíba, que padece de uma estiagem prolongada e da ausência de repasse de verbas federais. A expectativa é de que na audiência essas pendências sejam resolvidas e o Estado deixe de ser penalizado. De sua parte, Benjamin Maranhão enfatiza: “Nós, da bancada, estamos à disposição do governador para ajudá-lo”.
Por Nonato Guedes