Eleito na última quarta-feira presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba para o biênio 2017/2018, o desembargador João Alves, que também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, tem como meta implantar na sua gestão o sistema de audiências online, a fim de facilitar a vida dos advogados. Ele explicou que o advogado pode, por exemplo, participar de uma sessão, sem sair do seu escritório. “Ele pode está em Cajazeiras e participar de uma sessão, produzir sustentação oral, sem sair do seu escritório, da sua comodidade”, afirmou o magistrado.
A experiência, segundo ele, já foi adotada em outros tribunais, a exemplo do Rio Grande. Ele disse que a ideia era implantar o sistema na época em que presidiu o TRE, mas isso não foi possível devido a falta de tempo e também por falta de recursos. “Eu passei pouco menos de 1 ano (como presidente do TRE), mas o que eu tinha em mente eu fiz. Eu só não consegui implantar o sistema de audiências online. Esse sistema, se o tribunal tiver recursos e Deus me permitir, eu implanto”, destacou João Alves.
O novo presidente do Tribunal de Justiça, que tomará posse em fevereiro, disse já dispor de informações de que 2017 será um ano de aperto financeiro por conta das medidas que serão tomadas pelo governo federal. Ele ressaltou que na medida do possível vai prestigiar o servidor do Poder Judiciário, além de procurar manter uma boa relação com todos os desembargadores, da mesma forma que fez no Tribunal Regional Eleitoral.