O vereador Marcos Vinícius da Nóbrega (PSDB) revelou, com exclusividade, à reportagem de “OsGuedes.com.br’ que vai disputar a sucessão pela presidência do legislativo de João Pessoa no começo de janeiro de 2017. Ele, hoje, participou de um café da manhã com apoiadores da sua candidatura na Câmara Municipal da Capital para troca de impressões sobre o processo de articulações de bastidores. Em princípio, de acordo com ele, 16 integrantes da Casa estão integrados à sua postulação e o propósito de Marcos Vinícius é o de construir a unidade na Câmara Municipal na próxima legislatura.
Ele ressaltou que o condutor natural do processo é o prefeito reeleito Luciano Cartaxo, do PSD, e disse que sua postulação faz parte do anseio de renovação que foi demonstrado nas urnas, durante as recentes eleições. “Nós temos propostas para oxigenar a Câmara. Eu mesmo apresentei diferentes iniciativas e a minha filosofia como candidato a presidente está respaldada em mudanças que tornem a Casa mais proativa em benefício da coletividade”, salientou Marcos Vinícius, que é veterano de legislaturas no âmbito municipal. O processo de discussões a respeito da renovação nos quadros dirigentes, de acordo com seu relato, já vem ocorrendo há algum tempo e agora se intensifica em harmonia com o sentimento das ruas.
Marcos Vinícius comentou que não tem qualquer indisposição pessoal contra o atual presidente Durval Ferreira, do PP, que é candidato a mais uma recondução, batendo recorde de longevidade no comando da Câmara. “Mas eu estou sendo instrumento de um grupo interessado em dar uma nova dinâmica ao processo legislativo e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso em regime de revezamento, por parte dos vereadores, à direção do colegiado”, manifestou o parlamentar-mirim. O pré-candidato tucano anunciou que pretende conversar com o prefeito Luciano Cartaxo para inteirá-lo das suas propostas e, ao mesmo tempo, oferecer os préstimos dentro do espírito colaborativo com a gestão que foi reeleita.
O representante tucano na Câmara Municipal pessoense ponderou que a reivindicação em torno de mudança é constante entre expoentes do colegiado, que também consideram ser ele a pessoa adequada para simbolizar esse momento, pela própria experiência que possui acerca do funcionamento da Câmara, também denominada de Casa Napoleão Laureano. O fato de “bater chapa” com Durval, na sua opinião, não será um sintoma de enfraquecimento do legislativo. “Pelo contrário, o nosso foco é justamente no fortalecimento, tornando o Poder cada vez mais respeitado e com credibilidade junto à opinião pública”. Marcos Vinícius avalia que os contatos que vem empreendendo são positivos e lhe asseguram uma certa vantagem no processo eleitoral. “A prática do exercício democrático é inerente ao legislativo, talvez mais do que a outros poderes, e é com fidelidade a esse princípio que coloco meu nome à apreciação de vereadores e vereadoras”, finalizou Marcos Vinícius.
Por Nonato Guedes