A primeira-dama do país, Marcela Temer, agendou visita a Campina Grande para a próxima segunda-feira. Escolhida para cuidar da imagem social do governo do presidente Michel Temer e tendo lançado oficialmente no Palácio do Planalto um programa visando a atender crianças carentes, a primeira-dama vai entregar em Campina um novo acelerador linear (radioterapia) ao Hospital da FAP.
Desde que assumiu efetivamente a presidência da República, com a decretação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer tem se deslocado pouco pelos Estados, devido a compromissos que exigem sua presença em Brasília, a exemplo de reuniões com ministros para definições que dependem da aprovação do Congresso Nacional. O presidente também se empenhado em negociações com líderes partidários com vistas a obter apoio para medidas polêmicas que está preparando e que fazem parte do ajuste fiscal e da prioridade ao equilíbrio financeiro que, conforme ele, são metas da sua administração.
Temer ainda não visitou Estados da região Nordeste, onde a ex-presidente Dilma Rousseff conseguiu vitórias eleitorais importantes nos dois pleitos que disputou, contando com o reforço do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas tem recebido em audiências no Palácio do Planalto governadores de alguns Estados, como ocorreu com o paraibano Ricardo Coutinho, do PSB, que se fez acompanhar pelo senador Raimundo Lira, do PMDB. Na oportunidade, o socialista levou uma pauta de reivindicações, passando pelo problema da escassez de recursos hídricos e da necessidade de medidas emergenciais e também pelo aporte de verbas federais para investimentos no Estado. Nessa audiência, o presidente se mostrou sensibilizado e acenou com compensações, inclusive, com a revisão do rebaixamento da nota da Paraíba no ranking nacional da Secretaria de Tesouro vinculada à presidência da República.
O senador Raimundo Lira ressaltou que algumas demandas ainda levarão tempo para serem encaminhadas, em virtude de análises que estão sendo feitas, comparativamente, pela equipe técnica do Palácio do Planalto. Mas manifestou a expectativa de que o governo de Michel Temer honre os compromissos assumidos com a Paraíba no sentido de aliviar a posição financeira do Estado, retirando-o do sufoco em que se encontra como decorrência dos obstáculos da conjuntura nacional. “Na audiência que testemunhei, o presidente passou uma postura de sincera preocupação com a resolução de problemas do Nordeste”, enfatizou Raimundo Lira.
Nonato Guedes