Já perto de terminar o mês de novembro e não há ainda nenhuma definição sobre a situação do município de Santa Rita. No último pleito, a população elegeu o médico Emerson Panta, mas como ele teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral, o município corre o risco de começar o ano sem prefeito.
O caso está parado desde o último dia 15 no Tribunal Superior Eleitoral. O relator do processo é o ministro Luiz Fux, que parece não ter muita pressa para apreciar a matéria.
Em muitas cidades a Justiça Eleitoral já definiu a data da diplomação dos eleitos, tanto para vereador como para prefeito. Não é o caso de Santa Rita, que depende de uma decisão do TSE.
As informações de Brasília são de que esta semana o TSE realizará cinco sessões plenárias.
Além das sessões ordinárias jurisdicionais e administrativas de terça e quinta-feira (29 de novembro e 1º de dezembro), a Corte Eleitoral fará sessões extraordinárias jurisdicionais e administrativas na segunda, quarta e quinta-feira (28 e 30 de novembro e 1º dezembro), partir das 19h. Ou seja, o Plenário do TSE se reunirá na próxima quinta-feira (1º) por duas vezes em sessão para o julgamento de processos, às 9h e às 19h.