Na campanha de 2014, o governador Ricardo Coutinho fez uma promessa ousada: dobrar o piso dos professores. Numa entrevista dada a imprensa ele afirmou: “O nosso piso do magistério na Paraíba é maior do que o nacional e vamos dobrar esse valor em quatro anos, com trabalho e planejamento”.
Pelo visto a promessa dificilmente será cumprida. Isso porque o governador está entrando no terceiro ano do seu mandato e as notícias não são nada animadoras para os anos que restam do seu governo.
Os professores já perderam a esperança. “Vamos para o terceiro ano de Governo e dobrar quatro anos em dois anos que restam, fica apenas na promessa mesma”, diz a Associação de Licenciatura Plena (APLP).
A entidade também critica a falta de diálogo do governo do Estado na implantação do sistema de escola em tempo integral. “De repente, sem que as Comunidades Escolares tenham participado de quaisquer debates, discussões, a Escola de uma cidade é transformada em Cidadã Integral. E tudo o que passará a acontecer ali, naquela Escola no ano seguinte, é só informado no apagar das luzes do atual ano letivo”.