Em virtude de denúncias de tentativas de golpes com o envio de falsos boletos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aos contribuintes paraibanos, a Secretaria de Estado da Receita (SER) e o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) decidiram encerrar o serviço de envio de boletos do tributo às residências dos proprietários a partir de janeiro de 2017.
Com o fim do serviço de entrega às residências, os contribuintes deverão, agora, emitir os boletos do IPVA e do licenciamento dos veículos somente nos portais da Receita Estadual (www.receita.pb.gov.br) e do Detran-PB (www.detran.pb.gov.br) para realizar o pagamento do tributo. Outra opção para o contribuinte será emitir esses boletos nas repartições fiscais (Recebedoria de Renda e Coletorias) ou nas unidades do Detran-PB do Estado.
Caso os proprietários de veículos recebam algum boleto físico em sua residência ou mensagem eletrônica (e-mail) sobre cobranças de boleto do IPVA e do licenciamento, o contribuinte deve considerá-las como falsa ou como uma tentativa de golpe, pois a SER e o Detran-PB já cancelaram o serviço de entrega ou de cobrança do tributo por esses meios.
Para saber a situação do veículo ou de débito de IPVA, o contribuinte deve sempre consultar os portais do Detran-PB ou Receita Estadual. Para tanto, basta informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o da placa do veículo