Está programada para as 16 horas de hoje no Centro de Convenções da Fundação Cidade Viva, no bairro do Bessa, em João Pessoa, a solenidade de diplomação, pela Justiça Eleitoral, dos eleitos em outubro para a prefeitura e a Câmara Municipal da Capital. O prefeito Luciano Cartaxo (PSD), reeleito em primeiro turno, será diplomado juntamente com o novo vice, deputado federal Manoel Júnior, do PMDB. 27 vereadores eleitos e os três primeiros suplentes de cada coligação e partido também receberão diplomas.
Entre os componentes da Câmara Municipal há ex-vereadores que retornam à Casa, como Sandra Marrocos, do PSB, que até recentemente ocupava a presidência da Fundac, órgão do governo do Estado. Ela enfatizou que volta revigorada para os desafios no legislativo pessoense e que vai aprimorar a experiência de atuar em articulação com segmentos da sociedade para o encaminhamento das suas reivindicações prioritárias. O último pleito sacrificou quadros como o vereador Marcos Antonio Queiroga em virtude de renovação expressiva. Nos bastidores, a discussão intensa ocorre em torno da eleição da futura Mesa Diretora. Há dois candidatos a presidente – o atual, Durval Ferreira, do PP, que tenta bater recorde de longevidade e o vereador Marcos Vinícius, do PSDB, que garante ter maioria dos votos para ascender à cadeira.
A cerimônia de diplomação vai ser presidida pelo juiz Josivaldo Félix de Oliveira, da Sexagésima Quarta Zona Eleitoral, responsável pelo registro de candidaturas, prestação de contas e diplomação. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato está apto a ser investido no cargo. É um documento obrigatório (o diploma) para que eleitos possam ser empossados nos respectivos mandatos a primeiro de janeiro de 2017. Amanhã, ocorrerá a diplomação do prefeito reeleito de Campina Grande, Romero Rodrigues, do PSDB, que tem como novo vice o ex-deputado Enivaldo Ribeiro, do PP. 23 vereadores e os três primeiros suplentes de cada coligação serão igualmente investidos. Em Santa Rita, o médico Emerson Panta, do PSDB, será diplomado, tendo como vice Nildo de Oliveira, do PRP. 19 vereadores eleitos e os três primeiros suplentes de cada coligação serão investidos também.
Por Nonato Guedes