Dentro do prazo estabelecido em lei, foram registradas candidaturas únicas à presidência da Câmara Municipal de João Pessoa e à presidência da Câmara Municipal de Campina Grande. Na Capital, os indícios são de retirada da postulação do atual presidente, Durval Ferreira (PP), que chegou a se articular pela reeleição mas enfrentou resistências devido à longevidade que acumula na direção do colegiado. A única chapa registrada foi a do vereador Marcos Vinícius Nóbrega, do PSDB, que se considera da base aliada do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e que prestigiou representantes de outros partidos na composição feita.
Em Campina Grande, a vereadora Ivonete Ludgério, do PSD, é a única inscrita até agora para presidir o legislativo municipal. Os vereadores de João Pessoa prometem retornar ao trabalho hoje, depois de longo período dedicado a articulações para a eleição da Mesa Diretora. Na pauta de votações, matérias importantes, tais como a votação do projeto de transparência pública, combate ao nepotismo e, sobretudo, a votação da proposta orçamentária para o exercício de 2017. Vereadores que não conseguiram se reeleger, a exemplo de Marcos Antônio Queiroga, aproveitam a oportunidade para se despedir, enfocando pontos principais da atuação que tiveram no exercício do mandato.
O vereador Marcos Vinícius afirmou à reportagem que não acredita na hipótese de “traições” ou de reviravolta até o dia da eleição da Mesa. “A minha confiança é no cumprimento de compromissos apalavrados em rodadas de entendimentos que nós conduzimos e que focaram, também, metas para a futura administração da Câmara da Capital”, frisou. Ele disse que não há indisposição pessoal de sua parte contra o atual presidente Durval Ferreira, que se mexeu para tentar um novo mandato. “Faço parte de um agrupamento de vereadores interessados na renovação dos cargos dirigentes e comprometidos, inclusive, com o fim da reeleição para cargos na Mesa. A verdade é que, reproduzindo um sentimento de renovação expresso nas urnas populares, no âmbito da Câmara todos querem ter a oportunidade de participar do processo de decisões. Isto faz parte do regime democrático e é preciso estar atento a essas aspirações legítimas”, professou o vereador Marcos Vinícius Nóbrega.
O prefeito reeleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), que tem tanto Marcos Vinícius como Durval Ferreira como aliados, evitou se imiscuir no processo de deliberações em torno da Mesa da Câmara Municipal, expressando que se tratava de uma decisão interna e que respeitaria eventuais postulações colocadas em pauta. Mesmo assim, Cartaxo não deixou de externar apelos no sentido de que houvesse uma composição entre supostos concorrentes. “O meu interesse foi o de manter a unidade para que não fiquem sequelas prejudiciais ao desempenho da Câmara e ao interesse dos projetos de autoria do Executivo”, revelou o prefeito.
Nonato Guedes