Empossado, ontem, efetivamente, como deputado federal pelo PMDB da Paraíba, o ex-primeiro suplente André Amaral disse que vai trabalhar com afinco pelos interesses do Estado e que pretende priorizar a adoção de políticas públicas em favor da juventude na sua plataforma de atuação. Ele sucede até o final da atual legislatura a Manoel Júnior, que renunciou para assumir a vice-prefeitura de João Pessoa, na segunda gestão de Luciano Cartaxo (PSD).
Amaral esteve entre os nove suplentes de deputados que assumiram após os titulares terem renunciado para exercer cargos a que concorreram nas últimas eleições municipais. André Amaral obteve 6.552 votos na eleição de 2014 e já havia assumido o mandato por quatro meses com a licença requerida por Veneziano Vital do Rêgo para disputar a prefeitura municipal de Campina Grande. Veneziano foi derrotado pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB) em primeiro turno. Manoel Júnior, até a undécima hora, lutou para tentar acumular a vice-prefeitura de João Pessoa com o mandato de deputado federal. Chegou a acionar um escritório de advocacia na Capital com vistas a descortinar uma brecha que viabilizasse a investidura na vice sem a necessidade de renunciar à deputação. Do ponto de vista legal ou regimental, entretanto, não foi encontrada nenhuma saída para o impasse.
No que diz respeito ao novo deputado da bancada federal paraibana, ele expressou ontem que a vontade de acertar é maior do que qualquer obstáculo que venha a enfrentar nos próximos dois anos de mandato. E revelou textualmente: “Vou continuar trabalhando pautado naquilo que acredito, na boa política, na vontade de acertar e de contribuir com o desenvolvimento da Paraíba. Meu mandato vai ter a cara da juventude, pois minha bandeira engloba tudo que trata dos interesses dos jovens, pensando sempre em uma educação melhor, na geração de empregoe de renda”. André Amaral alertou que é necessário um esforço da classe política para não desiludir ainda mais os segmentos da adolescência e da juventude, lembrando que atualmente há uma atmosfera nacional de desencanto com a perspectiva de mudanças no País.
O deputado André Amaral considera que o desafio da conjuntura nacional é a mudança do contexto econômico, político e social, a fim de que sejam asseguradas mais oportunidades para os jovens. “Se nós conseguirmos reunir todos esses elementos e imprimir no mandato essas característcas e essa vontade de realizações para mudar a vida dos jovens, vai ser um mandato proativo, de renovação e com um desejo gigantesco de acertar em nome do povo da Paraíba”, frisou. Ele disse que a sua investidura no mandato titular foi uma cerimônia informal. “O mais importante é que estamos no exercício do mandato para trabalhar pelo nosso povo”.
Nonato Guedes