O deputado federal Efraim Filho, do Democratas-PB, revelou que aposta fichas na recondução do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara Federal. Segundo ele, Rodrigo vai ser reeleito com folga, devendo vencer o pleito já no primeiro turno, superando os 50% mais um dos votos, de conformidade com o que exige o regimento da Câmara. O deputado paraibano confirmou que tem participado ativamente das articulações em prol da reeleição de Rodrigo Maia e afirma que o parlamentar pelo Rio precisa concluir o trabalho proveitoso que vem empreendendo à frente da Câmara.
As eleições envolvendo as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado estão movimentando as bancadas paraibanas nas duas Casas do Congresso. Dependendo das articulações que estão sendo processadas, a Paraíba poderá vir a ter dois representantes compondo as futuras Mesas – Cássio Cunha Lima (PSDB), no Senado, e Rômulo Gouveia (PSD) na Câmara. Rômulo não quis antecipar em qual das composições estará presente. A Câmara conta com quatro candidatos – além de Rodrigo, Rogério Rosso (PSD-DF), Jovair Aranbtes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE). A eleição para a nova Mesa ocorrerá no dia dois de fevereiro. Rogério Rosso e Jovair disputam votos dos partidos que integram o chamado Centrão, um agrupamento que reúine 13 agremiações e cerca de 250 deputados.
No Senado, a perspectiva é de um consenso, conforme admitem os próprios parlamentares. O senador paraibano Cássio Cunha Lima está trabalhando para garantir a vaga de vice-presidente na chapa que será encabeçada pelo senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará. Cássio deve ser o nome do PSDB para ocupar a vaga em virtude do papel desempenhado por ele durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) confirmou que há uma orientação da cúpula do partido pelo apoio à candidatura do atual presidente Rodrigo Maia. Pessoalmente, ele acredita que a maioria da bancada paraibana também votará nessa direção.
Nonato Guedes