Uma “operação política” em curso, com o aval do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), pode levar a vereadora Eliza Virgínia, do PSDB, a ascender a mandato na Assembleia Legislativa. Confirmada essa possibilidade, o suplente de vereador Marmuthe Cavalcanti voltaria ao plenário da Câmara Municipal da Capital, pela sua condição de primeiro suplente. Tudo dependerá, ainda, de muita conversa, uma vez que a decisão passa por instâncias na Assembleia, como deixou claro o prefeito Luciano.
Pelo que foi apurado, a equação é a seguinte: Marmuthe só pode ascender à titularidade com a saída de um parlamentar que tenha sido eleito pela coligação PSD, PHS, PSDB e PTN. Eliza Virgínia afirmou a repórteres que não foi consultada sobre o assunto, mas frisou que se a articulação lograr êxito, assumirá a cadeira de deputada estadual com muita honra. “Não estou fazendo parte dessa articulação. Não conversaram ainda comigo, mas em se confirmando o processo eu assumo a vaga na Assembleia com muito orgulho e honra”, destacou. O prefeito Luciano Cartaxo disse que está empenhado em ajudar a viabilizar uma expectativa de Marmuthe que é a de voltar a exercer mandato legislativo.
Na área administrativa municipal, o próximo desafio de Luciano Cartaxo, após reacomodar Adalberto Fulgêncio na secretaria de Saúde, é definir quem ocupará a vaga da Secretaria de Articulação Política da prefeitura. A escolha pode ser processada ainda esta semana e a vaga talvez seja preenchida com indicação formulada pelo PMDB. O cargo está sem representante desde a semana passada, quando o então secretário de Saúde, José Carlos Evangelista, pediu exoneração alegando motivos pessoais. Fulgêncio, que estava à frente da Articulação, foi chamado para a Saúde e ficou a pendência para ser resolvida. Luciano Cartaxo admite que o PMDB tem prioridade na indicação mas não possui o monopólio do cargo, que pode ser confiado a um representante de outro partido. Ele pretende conversar com o vice-prefeito Manoel Júnior, do PMDB, e com lideranças de outras agremiações.
O alcaide reeleito assegurou que mantém diálogo permanente com vereadores que compõem a bancada de sustentação da sua gestão no legislativo pessoense. A finalidade é a de organizar a bancada para atrair mais apoio da oposição e garantir a aprovação das propostas de iniciativa do Executivo, com mais tranquilidade. “Digo sempre que é importante unir forças em favor da cidade. Quando temos a oportunidade de fazer o trabalho de mãos dadas, é importante separar as questões menores e deixar de lado as picuinhas”, arrematou, frisando que toda a articulação tem sido encabeçada pelo vereador Helton Renê, do PCdoB, líder da bancada governista na Casa de Napoleão Laureano.
Nonato Guedes