O ex-senador Wilson Santiago, presidente estadual do PTB, considerou proveitoso o encontro mantido ontem com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para acertar parcerias com prefeituras municipais que carecem de assistência por parte do poder público. Ele ressaltou ter repassado a Coutinho uma radiografia da conjuntura de dificuldades, reivindicando benefícios, sobretudo no que diz respeito aos recursos hídricos. Wilson negou ter tratado com o governador questões ligadas à disputa sucessória em 2018, por considerar que é cedo para uma discussão desses problemas. “O próprio governador anda não sinalizou que papel terá nessas eleições”, adiantou o dirigente petebista.
Da mesma forma, de acordo com o que Santiago relatou, não houve discussão envolvendo o aproveitamento de petebistas em secretarias ou outras pastas da administração estadual. “Se isto ocorrer, será como uma decorrência natural da vontade do governador de dividir missões com partidos que estão apoiando a sua administração, mas não nos cabe avançar nesse sentido”, expressou o ex-parlamentar. De concreto, ele anunciou a elaboração de uma estratégia com vistas ao fortalecimento do PTB por municípios do interior paraibano, de modo a tornar a legenda competitiva e robusta para o enfrentamento dos desafios eleitorais de 2018.
Por sua vez, o deputado federal Wilson Santiago Filho será cicerone, na próxima quinta-feira, da visita que o deputado Jovair Arantes, do PTB de Goiás, fará a João Pessoa para se reunir com deputados federais do Estado e pedir apoio à sua candidatura a presidente da Câmara dos Deputados. Jovair quer cumprir uma agenda de audiências separadas com o governador Ricardo Coutinho e com o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, que é do PSD. Pelos cálculos de Wilson Filho, numa representação parlamentar de 12 membros como a da Paraíba, Jovair Arantes deverá arrebanhar pelo menos sete dos votos na eleição para a Mesa da Câmara. Wilson Filho tem acompanhado Jovair no périplo pelos Estados, a exemplo do Rio, onde ele esteve ontem.
O deputado federal petebista paraibano frisou que o candidato Jovair Arantes tem compromissos com mudanças na Câmara. Ele entende que o principal ponto é mudar o entendimento que a sociedade tem sobre a instituição, referindo-se a episódios negativos envolvendo parlamentares que afetaram a imagem do Poder como um todo. “As coisas ruins, lamentavelmente, ofuscam as boas ações”, declarou o deputado Wilson Filho. Entre as propostas do candidato do PTB a presidente estão a reorganização dos horários de votação para tornar o funcionamento da Câmara mais transparente e produtivo, bem como o resgate da força e do protagonismo da Casa e a revisão do regimento interno, adaptando-o a anseios dos deputados e à realidade dos partidos que integram a Câmara.
– O deputado Jovair Arantes pode contribuir para que a Câmara dos Deputados seja a voz da população. A transparência é importante e o Congresso Nacional nunca passou por uma crise tão grande de credibilidade – acentuou o deputado Wilson Filho, opinando que o líder petebista Jovair Arantes polariza os 513 votos com o atual presidente Rodrigo Maia (DEM), que tem o apoio do Palácio do Planalto.
Nonato Guedes