A ex-deputada estadual Gilma Germano (PSB) foi nomeada, ontem, pelo governador Ricardo Coutinho para o cargo de Auditor Interno do Detran, depois de ter sido exonerada da secretaria executiva da Mulher e da Diversidade Humana. Gilma é esposa do deputado estadual Rubens Germano (Buba) que na semana passada foi nomeado pelo governador para a secretaria de Desenvolvimento e da Articulação Municipal. Ele requereu licença do mandato de deputado estadual, com isto possibilitando a titularidade do suplente Raoni Mendes, do DEM, também beneficiado com a ida do deputado Ricardo Barbosa (PSB) para a secretaria de Governo com sede em Brasília.
Os rearranjos fazem parte da estratégia do governador Ricardo Coutinho para acomodar aliados na sua equipe, passadas as eleições municipais. Com a nomeação de Rubens Germano para a secretaria de Articulação Municipal, Gilma não poderia ocupar espaços no primeiro escalão, tendo pedido, então, exoneração da secretaria executiva da Mulher e da Diversidade. “Buba” preferiu não comentar a nomeação da esposa, primeiramente alegando que ainda não tinha conhecimento oficial, e logo em seguida pontuando que caberia somente a ela se pronunciar. Na Assembleia Legislativa, onde o troca-troca de cadeiras tem sido constante para favorecer suplentes, Arthur Filho é o segundo e chegou à titularidade no lugar de Rubens Germano, que se lcenciara por 120 dias.
O governador Ricardo Coutinho também nomeou a esposa do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Ana Claudia Oliveira da Nóbrega Vital do Rego para a secretaria executiva da Casa Civil. Um outro nome que voltou a compor a equipe foi o do jornalista Nonato Bandeira, ex-vice-prefeito de João Pessoa e presidente do diretório regional do PPS, efetivado na Chefia de Gabinete do governador no Palácio da Redenção. O líder Hervázio Bezerra, na Assembleia Legislativa, afirma que os remanejamentos devem ser encarados com naturalidade, como parte de equações políticas para contemplar aliados do esquema liderado pelo governador Ricardo Coutinho. Para ele, deve ser levado em conta que o critério utilizado pelo governador não é apenas o de natureza política, mas, também, o da competência das pessoas indicadas para o exercício das funções, algumas das quais já foram testadas e teriam correspondido às expectativas, na avaliação do governador.
Nonato Guedes