O deputado Jovair Arantes (PTB-GO), candidato a presidente da Câmara Federal concorrendo contra Rodrigo Maia (DEM-RJ), saiu da Paraíba convencido de que tem apoio da maioria dos parlamentares para se eleger ao comando da instituição. Ciceroneado pelo deputado federal Wilson Filho, Jovair contabilizou oito votos num total de 12 integrantes da bancada paraibana. Em encontro com prováveis eleitores, Jovair falou das suas propostas e da necessidade da Câmara assumir responsabilidade com os Estados, sempre pensando na defesa dos interesses da população, com previsibilidade no horário de funcionamento e transparência nas suas ações.
Do encontro com Jovair participaram os deputados federais Wilson Filho, Rômulo Gouveia, Aguinaldo Ribeiro, André Amaral, Benjamin Maranhão, bem como deputados estaduais e outras lideranças como o ex-senador Wilson Santiago, presidente estadual do PTB e o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, do PMDB, até pouco tempo colega de mandato em Brasília. Jovair insistiu na tese de maior aproximação da Câmara com a sociedade até como estratégia para recuperar sua credibilidade. “Na atual conjuntura, temos um Legislativo um tanto quanto distante da sociedade, com isolamento em relação aos principais problemas. Precisamos rediscutir com urgência a relação do Estado com a União e os municípios”, apregoou.
Jovair Arantes comentou com jornalistas que considera plenamente viável o projeto de iniciativa do deputado Wilson Filho, propondo a criação de uma Zona Franca do Semiárido para impulsionar a economia interiorana na Paraíba e prometeu que, dentro das suas limitações, se empenhará para que o projeto seja votado com rapidez. Arantes qualificou de ilegítima a postulação do deputado Rodrigo Maia à reeleição, frisando que pelo regimento e até nos termos da Constituição ele não poderia pleitear a recondução. “A Casa que faz leis não pode permitir que a Constituição seja rasgada. Avalio com muita tristeza essa candidatura”, reagiu.
O deputado petebista goiano defendeu a independência dos poderes e de sua parte ressaltou a vontade de modificar o perfil administrativo da instituição, colocando as matérias em pauta para votação, independentemente de agradar ou não ao governo. Foi enfático: “A Casa precisa voltar a ter o respeito do povo brasileiro”. Uma das sugestões de Jovair Arantes é no sentido de que todas as quintas-feiras sejam votados projetos regionais. “São arranjos importantes que precisam ser votados”, ponderou ele. O deputado Wilson Filho corroborou com o tom do discurso de Jovair, acentuando que há muitos projetos de interesse da Paraíba que estão paralisados há meses por falta de andamento regimental. Jovair Arantes, de acordo com Wilson, comprometeu-se a pautar todos esses projetos se por acaso ascender à presidência da Câmara.
Nonato Guedes