O deputado Gervásio Maia Filho (PSB) toma posse hoje pela manhã como novo presidente da Assembleia Legislativa em solenidade no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Ele informou que ainda está definindo algumas alterações à frente do Legislativo e explicou que pretende trabalhar em parceria com o governo, dando celeridade a matérias encaminhadas pelo Executivo. Amanhã, já sob o comando de Maia, a AL realiza sua primeira sessão ordinária de 2017, que contará com a presença do governador Ricardo Coutinho.
Estarão em pauta propostas como Medidas Provisórias que tratam do Programa Especial de Pagamento de Créditos Tributários e estabelece critérios para regularização de terrenos pertencentes à Cehap. “Vamos cumprir religiosamente o Regimento Interno da Casa, que é uma obrigação nossa”, frisou Gervásio, que definiu outra deliberação: a de que manterá em sua gestão a sede do Poder Legislativo no Centro da Capital. O presidente a quem sucederá, Adriano Galdino, cogitou transferir a sede para a avenida Epitácio Pessoa mas houve resistência de autoridades como o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, e o governador Ricardo Coutinho contornou o impasse devolvendo para o Estado o prédio que fora concedido à AL na avenida Epitácio Pessoa.
A nova Mesa Diretora é composta, ainda, pelos deputados João Bosco Carneiro Filho como primeiro vice-presidente, Inácio Falcão, segundo vice-presidente, Genival Matias, terceiro vice-presidente, Edmilson Soares, quarto vice-presidente, Ricardo Barbosa, primeiro secretário, Athaydes Mendes (Branco) segundo secretário, Galego Sousa como terceiro secretário e Jeová Campos como quarto secretário. O pai de “Gervasinho” foi presidente da Assembleia Legislativa no final da década de 90 e notabilizou-se pelo regime de austeridade que imprimiu à frente da Casa. Gervásio Bonavides Maia também foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Roberto Paulino, em 2002, que foi derrotada por Cássio Cunha Lima. Gervásio Filho reafirma o seu compromisso de atuar de forma colegiada, juntamente com os demais integrantes da Mesa, na administração dos desafios na Assembleia Legislativa.
Nonato Guedes